23/04/2024

Alerta de desastres naturais chega em mais estados do Brasil

Serviço gratuito, já utilizado por 2 milhões de pessoas, se antecipa e será liberado para todo o país até 26 de fevereiro.

Esta segunda-feira (19) marca a chegada do serviço de alerta de desastres naturais por SMS em mais três estados brasileiros. Agora, moradores do Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins também podem se cadastrar e garantir mais segurança e precaução com as mensagens gratuitas recebidas pelo celular.

O sistema, desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com os órgãos de Defesa Civil e as operadoras, foi liberado gradativamente e já disponível em outros estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás, Paraná e Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.






A boa notícia é que, até o dia 26 de fevereiro, todos os brasileiros passam a contar com o serviço, que alerta sobre tempestades, vendavais, inundações, alagamentos, perigo de deslizamentos de terra e outros desastres naturais. No cronograma inicial, 15 estados só receberiam o benefício em 19 de março, mas houve uma antecipação no prazo.
Acessos
De acordo com a Anatel, 2.406.102 pessoas já utilizam o serviço aqui no Brasil, um aumento de 23,9% desde o mês passado. São Paulo, que recebeu a novidade em novembro, é onde há mais interessados no serviço, com mais de 755 mil CEPs cadastrados.
LEIA TAMBÉM:
Desde outubro, já foram enviados 67.536 alertas e 51 milhões de mensagens de texto em todos os estados participantes.
Além do Brasil, cerca de 20 países contam com serviços semelhantes, entre eles o Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão.
Veja abaixo a tabela divulgada pela Anatel com os números do serviço de alertas de desastres naturais por estado:
Cadastro
Para se cadastrar, o usuário deve responder à mensagem recebida no celular, cujo texto dirá “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários