19/03/2024

TIM afirma que VoLTE já está disponível em 1.200 cidades do Brasil

Somente em São Paulo, ligações na rede 4G da operadora podem ser realizadas em 190 cidades.

A TIM informou, nesta terça-feira (9), que a tecnologia VoLTE, que permite chamadas pelo 4G, já está disponível em 1.200 cidades brasileiras. Somente no estado de São Paulo, a operadora fechou o ano de 2017 levando a solução para 190 cidades, como a própria capital paulista.



A expansão do VoLTE tem sido feita com rapidez pela TIM, a primeira operadora a trazer a novidade comercialmente, seguida pela Vivo. Em setembro, eram 21 cidades cobertas. Em outubro, 300. Já em dezembro, a previsão de ultrapassar os mil municípios foi concluída.






Em compensação, o CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, diz que a operadora ainda não lançará as chamadas por 4G, já que, para ele, a tecnologia ainda precisa de aprimoramento para entregar qualidade aos consumidores e chegar a todos.
Mas, segundo a TIM, a funcionalidade oferece alta definição de voz, maior estabilidade e redução do consumo de bateria ao utilizar a rede 4G de dados nas ligações, e não mais o 3G ou 2G, como acontece atualmente. A ideia é que o consumidor possa efetuar e receber chamadas por meio da rede LTE (4G) sem que haja ruídos ou interferências.
Apesar de chegar em várias regiões do Brasil, não são todos os clientes da TIM que terão acesso à tecnologia. Primeiramente, é preciso ter um smartphone compatível, atualizado na versão mais recente do sistema operacional. E a segunda condição é que o cliente faça parte do portfólio TIM Black ou outro plano pós-pago, com exceção do segmento corporativo.
A boa notícia é que todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já suportam o VoLTE, e você pode ver abaixo, na tabela do Minha Operadora, se o seu smartphone também possibilita o uso das chamadas por 4G.

Quanto aos outros clientes, do controle e pré-pago, por exemplo, a TIM avisa que, em breve, a funcionalidade será liberada para toda a base da operadora.

Para ver se a sua cidade é atendida pelo VoLTE, acesse a lista completa da TIM. 
LEIA TAMBÉM:

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários