4G no Brasil ultrapassa 3.600 municípios cobertos

Segundo a Associação Brasileira de Telecomunicações, 91,3% da população já está coberta pela rede 4G no celular e 98,7% pelo 3G.

A Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações) divulgou, nesta sexta-feira (19), o balanço de novembro de 2017 sobre o 4G no Brasil. Agora, 3.608 municípios já têm acesso à rede, seja na oferta de telefonia celular ou internet móvel. O número representa 91,3% da população brasileira.

Quanto aos acessos, que já haviam alcançado 95 milhões em outubro, agora chegam perto dos 100 milhões, já que somaram 99 milhões somente no Brasil. O crescimento em relação ao ano anterior foi de 76%.


A associação aproveita para destacar que a cobertura é três vezes maior à obrigação que havia sido estabelecida nos leilões das licenças de serviços móveis, que previa uma cobertura de 1.079 municípios, conforme é possível ver no gráfico no fim da matéria.
E o 3G?
Assim como a rede de quarta geração, o 3G também teve aumento em cobertura tanto de acessos quanto de municípios, muitos que, até então, só chegavam à conexão no 2G pelo celular. No último ano, moradores de 160 novas cidades puderam aproveitar essa transição.
No total, 5.109 municípios fecharam novembro cobertos pelo 3G, o que engloba 98,7% da população brasileira. E conforme o Minha Operadora divulgou no último mês, o número de acessos do 4G acabou superando o do 3G, que totaliza 88,3 milhões no Brasil. 
Ao todo, 205,3 milhões de acessos à internet pela rede móvel já foram realizados pelos brasileiros. Se considerarmos os acessos fixos, o número aumenta para 234 milhões, sendo que 28,5 milhões são de banda larga fixa, que cresceu 6,8% em um ano, também segundo a Telebrasil.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhar esta matéria
Notificação de
4 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários