18/04/2024

2 mil cidades brasileiras já podem utilizar 4G na faixa de 700 MHz

Entre as novas regiões onde a Anatel liberou o licenciamento da rede mais rápida e abrangente de 4G, estão Belém, Porto Velho e João Pessoa.



Recentemente, o Minha Operadora divulgou que as teles já podiam levar a rede 4G em 700 MHz para 1,8 mil cidades no Brasil. Pois bem, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acaba de atualizar este número: agora, 2 mil e 23 cidades já podem receber o serviço, que promete muito mais velocidade e alcance de sinal nos celulares, inclusive em lugares fechados.

Somente nesta semana, a Agência liberou o licenciamento das estações em mais 142 municípios de 13 regiões distintas, entre elas as capitais Belém (PA), Porto Velho (RO) e João Pessoa (PB), além de Bacabal (MA); Dourados (MS); Itabuna e Porto Seguro (BA); Goiás (Santa Helena de Goiás); Araguari, Montes Claros, Nanuque (MG); Ibaiti (PR) e Pedras Altas (RS).

Conforme temos divulgado, esse licenciamento ocorre após a aprovação do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), que ainda precisa iniciar a chamada “mitigação preventiva” para poder, de fato, ativar o uso de 4G na faixa de 700 MHz nessas cidades.

Mitigação preventiva?

E se você está se perguntando o porque deste processo existir e como ele funciona, é simples. Uma vez que esse tipo de rede 4G está bem próximo das frequências utilizadas pela TV aberta, o serviço pode causar interferências de sinal nas próprias televisões. A intenção da mitigação, portanto, é permitir que, por cerca de 30 dias, as pessoas possam informar caso haja algum problema na imagem de suas TVs, como o congelamento da imagem ou estalos no som.

Se houver algum tipo de suspeita de defeito, os usuários podem entrar em contato com a TV perfeita, que analisará melhor cada caso. Por outro lado, se nesse período de um mês não houver nenhum tipo de interferência, a Anatel passa a ser informada e autoriza os serviços para as operadoras e seus clientes.

Quer saber se a sua cidade está passando pela mitigação preventiva ou, então, se já está autorizada a utilizar o 4G na faixa de 700 MHz? Para isso, a Anatel indica que você acesse o relatório de “Ativação de cidades”, disponível no site TV perfeita – o mesmo contato para ligar em caso de problemas durante a mitigação.

LEIA TAMBÉM:


Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários