InícioNotíciasClaro quer comprar Oi, diz presidente da América Móvil

Claro quer comprar Oi, diz presidente da América Móvil

Caso compra seja realizada, Claro, NET e Embratel vão liderar em todos os segmentos de telecomunicações do Brasil, com mais da metade dos clientes.


O grupo mexicano América Móvil, dono das operadoras NET, Claro e Embratel, possui interesse em adquirir ativos de todas as áreas de telecomunicações da Oi (telefonia fixa, móvel, internet e TV por Assinatura). A informação é confiável, pois foi dada por ninguém menos do que o próprio diretor presidente do grupo, Daniel Haji, em entrevista ao jornal Valor Econômico.

De acordo com Haji, apesar do interesse, a América Móvil está acompanhando o desenrolar do processo de recuperação judicial da Oi, bem como aguarda o esclarecimento de como a Oi desejará vender os seus ativos, como o Governo brasileiro reagirá a intenção de aquisição e do quanto precisará gastar para concluir a compra da sua rival. “A consolidação será muito boa para o Brasil e para o mercado. Estou muito interessado em participar da consolidação no Brasil, mas não sei como será feita”, afirmou.

Segundo a revista Exame, a TIM também estaria na mira da América Móvil. No ano passado, o grupo mexicano até tentou realizar um acordo com a Oi para, juntas, comprarem e fatiarem a TIM. Mas a operadora italiana negou a proposta na época.

Caso a intenção de Carlos Slim, dono da América Móvil e quarto homem mais rico do mundo, se concretize, o país ficará com um mercado de telecomunicações mais concentrado. Para o consumidor, isso não deve ser tão bom, pois a perda de um competidor afeta negativamente a concorrência do setor. Por isso, o atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, está sendo muito procurado pela imprensa para falar sobre o assunto.

Em entrevista divulgada por diversos veículos no final de agosto, Kassab foi enfático ao afirmar que não enxerga a consolidação do setor de telecom como algo negativo, desde que o mercado possua pelo menos três grandes competidores. “Existe a suposição, feita por alguns, de que a Oi poderá ser comprada por algum outro grupo […] Se isso acontecer, é preciso assegurar que o País tenha
no mínimo três grandes players”, disse.

Participação de Mercado

A América Móvil já é líder no setor de televisão por assinatura e de banda larga fixa. No mercado de celular, está atualmente na vice-liderança. Veja agora a concentração de mercado que Claro, NET e Embratel terão caso a Oi seja incorporada em seus negócios.

Televisão por Assinatura:

  • Claro TV/NET (1º Lugar) – 58,4% do mercado
  • SKY (2º Lugar) – 28,3%


Internet Fixa:

  • NET/Embratel (1º Lugar) – 55,9% do mercado
  • Vivo (2º Lugar) – 28,3%


Celular:

  • Claro (1º Lugar) – 44% do mercado
  • Vivo (2º Lugar) – 29%



Leia também:

Redação Minha Operadorahttps://plus.google.com/112581444411250449571
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
CONTEUDO RELACIONADO

11 COMENTÁRIOS

Acompanhar esta matéria
Notificação de
11 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários

MAIS POPULARES