InícioNotíciasAté quando a Sky se manterá no mercado apenas pelo seu 'status'?

Até quando a Sky se manterá no mercado apenas pelo seu ‘status’?

Operadora parece estar se tornando cada vez mais obsoleta em relação a concorrência. Mas ainda é tida como referência do setor pelos brasileiros. Confira o resultado de mais uma “enquete da semana”.


O mercado de televisão por assinatura no Brasil é formado basicamente por dois grandes grupos de telecomunicações – NET e Claro TV (da mexicana América Móvil e Sky (da americana DirecTV). Juntas, as empresas respondem por 82,74% de participação no mercado, totalizando quase 16 milhões de clientes, segundo dados de julho divulgados pela Anatel.
 
Atualmente, porém, essas empresas parecem ter parado no tempo e deixado de apresentar novidades relevantes para os seus usuários, passando constantemente a sofrer pressão da Oi, que vem investindo massivamente no setor de TV Paga brasileiro para fazer frente às gigantes. A empresa administrada por Zeinal Bava (ex-CEO da Portugal Telecom), lançou somente neste ano seu sistema de gravação digital com direito a replays, pausa e gravação simultânea, ultrapassou Sky e Net em número de canais disponíveis, ultrapassando inclusive o número de canais em alta-definição (HD) de ambas, fez parceria exclusiva com o Grupo Globo para a transmissão de dezenas de afiliadas da rede espalhadas por todo o país, além da primeira transmissão em ultra-definição (4K) do Brasil, através do seu novo satélite dedicado SES-6. (Apesar de muito juntas, cada novidade citada possui incorporado um link diferente que leva a uma reportagem com mais detalhes sobre ela).
 
Apesar disso, qual a operadora que os leitores do Minha Operadora acreditam estar vivendo um melhor momento? Essa foi a pergunta tema da enquete da semana passada disponibilizada aqui no site e o resultado, com toda a sinceridade, deixou a todos nós estarrecidos.




Se o resultado acima reflete uma total falta de informação, temos receio. Sim, não sabemos se a culpa é nossa por não informar direito os problemas que a Sky enfrenta e as novidades que Oi apresenta atualmente, ou se realmente a votação teve uma grande participação de admiradores da operadora de capital americano. O fato é que 64% – a maioria absoluta – acham que a Sky está sendo a melhor opção para quem quer contratar TV fechada.
 
Nossa opinião é: a Sky já deixou de viver o seu melhor momento há muito tempo. Não conseguimos entender como alguém consegue encontrar argumentos para acobertar os serviços prestados pela empresa. Nos canais de atendimento da operadora o que mais pode se encontrar são usuários revoltados com falta de canais, cobrança indevida e demora no atendimento.
 
Para se ter uma ideia do problema sério, a operadora foi a quinta mais reclamada nesta terça-feira (16) no site ReclameAqui, atrás apenas de Net, Vivo, o site de comércio eletrônico Dafiti e da Oi. Mas espere, diferente da Sky que presta apenas o serviço de televisão e internet LTE em pouquíssimas regiões, as demais operadoras oferecem serviços de telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura. No caso da Oi e Vivo as reclamações procedentes do segmento de telefonia celular ainda são computadas nessa lista. Só com seu serviço de TV por assinatura, a Sky (1006) foi mais reclamada do que a TIM (912) e a Claro (658) durante a semana de 10/09 até ontem – 16/09. A Sky chega a ser mais reclamada do que operadoras que possuem muito mais clientes.
 
Os motivos? Já citamos em várias matérias aqui mesmo no site. É canal que está faltando por que o satélite está ultrapassado e não suporta mais nada. É sinal que cai com facilidade em dias chuvosos. É preço de assinatura mais caro do que as demais – oferecendo muitas vezes um serviço inferior. Com tantos problemas, porque diabos os votantes em nossa enquete da semana passada acham que a Sky ainda está em posição elevada?



Com mais este resultado, nossa síndrome de culpabilidade parece querer voltar. Queremos entender onde 45% dos participantes encontraram a informação de que a Sky ainda é a preferida por possuir mais canais. Aqui no site não deve ter sido, tomara! Segundo informações do site Line-Up, hoje a Sky possui no total 131 canais de vídeo, contra 133 da Claro, 134 da Vivo e 142 canais da NET. Na tecnologia HD, a Sky oferece 44 canais, contra 34 da Claro, 40 da GVT, 49 da Vivo, 61 da NET e 66 canais da Oi TV. Portanto, a Sky não é nem de longe a operadora com o maior número de canais. Com total respeito a opinião dos votantes, mas a resposta dada por vocês não corresponde a realidade.
 
Sobre a “Tecnologia Mais Avançada”, essa também é uma opção que não convém para a Sky. Com seu satélite ultrapassado, o nível do sinal passa a ser de menor intensidade do que das operadoras com tecnologia mais recente e o risco de furto de sinal (gato) é mais incidente. Com um satélite tão antigo e equipamentos que não passam por uma atualização há anos, não é possível que 27% achem que a Sky é a operadora com tecnologia mais avançada no Brasil atualmente sem serem fãs da empresa.
 
O preço é outro ponto fraco da Sky, mas apontado por outros 27% como se fosse um ponto forte. O Minha Operadora publicou um artigo recentemente com referências a alguns pacotes com gravação e a diferença dos combos da Sky para os novos pacotes da Oi TV com DVR (gravação) é muito grotesca, com diferença que chega a cerca de R$ 60 por menos canais que a concorrente.
 
Daí, para saber se quem votou na Sky estava apenas a elogiando pelo ‘status’ que ela ainda apresenta ou se realmente já havia utilizado, fizemos um outro questionamento.


Mais uma vez 64% foi a porcentagem de votantes que são clientes Sky. Isso quer dizer que os que defendem a Sky são os próprios clientes, que acham que estão recebendo um bom serviço e pelo visto não pretendem sair dela. Estranho, não? Seria essa uma cegueira causada pelo amor de um fã para o seu ídolo? Provavelmente deve ser o caso. É verdade que cada pessoa tem a sua preferência, porém, nem tudo é questão de opinião. Você pode gostar dos serviços prestados por uma operadora mesmo sem eles serem os melhores, simplesmente porque você simpatiza com a marca. O que não deve ser feito é omitir os defeitos daquela operadora que você é cliente por dizer que ela é quem oferece o melhor preço, a melhor tecnologia, os melhores canais, sendo que a realidade é outra. Afirmando isso você pode estar se passando por um mentiroso.
 
Ainda assim os clientes (e porventura os defensores) da Sky não estão perdidos. Existem pessoas que assinam a Nossa TV, operadora de TV por assinatura pertencente ao líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, R. R. Soares. Com atuação em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, essa operadora oferece míseros 36 canais de vídeo (nenhum em HD), sendo a maioria obviamente religiosos, pela bagatela de R$ 59,98 por mês. Há quem pague por um serviço desses? Sim, segundo a Anatel, são mais de 115 mil ‘fiéis’, e centenas de reclamações que deixam a empresa religiosa com reputação “ruim” na classificação do site ReclameAqui nos últimos 12 meses. Seria mais fácil contratar um pacote básico em uma operadora qualquer a partir de R$ 29,90 e bloquear os canais que acha que vão prejudicar a ‘moral e os bons costumes’ de sua família.
 
Diante disso, algumas perguntas se impõem: Por que alguém permanece sendo cliente de uma operadora que já está visivelmente ultrapassada no mercado? Por que alguns insistem em iludir-se por achar que a operadora que contrata é a melhor, sendo que ela não apresenta mais aquela disposição de inovar de alguns anos atrás? Além de seguidores influenciados por um líder religioso, quem mais aceita pagar caro por menos na hora de assistir televisão?
 
Nesta semana…
 
A cobrança indevida sempre é apontada pela agência reguladora, bem como órgãos de proteção e defesa do consumidor, como o principal motivo de reclamação para clientes de telefonia no Brasil. Você já foi tarifado por algum serviço que não utilizou? Que serviço foi esse e quanto você chegou a ser cobrado? Nos ajude a fazer o nosso comentário da semana que vem participando da enquete atual, que está no ar até sábado (20). Lembrando que para votar basta clicar em “ENQUETE” no menu superior do nosso Minha Operadora.
Redação Minha Operadorahttps://plus.google.com/112581444411250449571
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.

15 COMENTÁRIOS

Acompanhar esta matéria
Notificação de
15 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários