19/04/2024

Brasil registra 19,08 milhões de assinantes de TV paga em julho

Oi TV foi a que mais ganhou participação durante o mês (+0,14%), enquanto que a Sky foi a que mais perdeu mercado (-0,19%).



O Brasil fechou julho de 2014 com 19,08 milhões de acessos de TV paga. No mês, de cada cem domicílios, 29,18 possuíam o serviço, segundo o indicador “Densidade dos Serviços de TV por Assinatura”, que é a relação percentual entre o número de assinaturas e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo IBGE, em sua Síntese de Indicadores Sociais¹.


Veja abaixo o número de assinantes e a densidade dos serviços de TV por assinatura em julho de 2014, por Unidade da Federação e por Região.
ACESSOS EM OPERAÇÃO DENSIDADE(Acessos por 100 Domicílios)
Brasil 19.088.532 29,18
Região Norte 828.132 17,31
Rondônia 76.869 14,07
Acre 32.687 15,31
Amazonas 301.564 31,14
Roraima 21.587 15,60
Pará 317.821 14,57
Amapá 31.353 15,86
Tocantins 46.251 10,20
Região Nordeste 2.286.993 13,43
Maranhão 160.084 8,42
Piauí 74.728 7,95
Ceará 388.713 14,94
Rio Grande do Norte 232.225 22,48
Paraíba 150.549 12,61
Pernambuco 410.864 14,17
Alagoas 124.946 13,17
Sergipe 79.928 11,88
Bahia 664.956 14,07
Região Sudeste 11.747.192 41,39
Minas Gerais 1.571.426 23,49
Espírito Santo 269.403 21,51
Rio de Janeiro 2.591.328 45,63
São Paulo 7.315.035 49,82
Região Sul 2.868.230 28,66
Paraná 947.406 25,64
Santa Catarina 669.048 29,85
Rio Grande do Sul 1.251.776 32,37
Região Centro-Oeste 1.357.985 26,78
Mato Grosso do Sul 201.160 22,27
Mato Grosso 235.974 22,69
Goiás 424.956 19,54
Distrito Federal 495.895 55,72

Tecnologia

Os serviços de TV por assinatura são prestados com a utilização de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC e Fiber to the Home – FTTH2), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

Nos relatórios de acessos por tecnologia, foi incluída a partir de junho uma nova informação que são os acessos providos por meio da tecnologia FTTH. Essa informação foi acrescentada em todo o histórico de 2014 (janeiro a junho), por esse motivo os valores totais foram ajustados.

Veja abaixo a distribuição da base de assinantes por tecnologia, em que se destaca a participação majoritária da tecnologia via satélite:


  Quantitativo de Acessos por Tecnologia – TV por Assinatura (2014)


Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho
DTH 11.235.223 11.298.985 11.406.577 11.508.198 11.629.802 11.731.297 11.788.409
TVC 6.907.467 6.937.502 6.981.876 7.049.199 7.113.760 7.159.588 7.216.833
FTTH 40.209 43.125 47.927 51.403 56.768 61.491 67.154
MMDS 16.232 15.791 15.298 15.401 14.184 12.799 12.747
TVA 3.667 3.375 3.679 3.681 3.681 3.389 3.389


Participação de Mercado por Tecnologia- TV por Assinatura (2014)


Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho
DTH 61,72% 61,75% 61,81% 61,78% 61,80% 61,85% 61,76%
TVC 37,95% 37,91% 37,83% 37,84% 37,80% 37,74% 37,81%
FTTH 0,22% 0,24% 0,26% 0,28% 0,30% 0,32% 0,35%
MMDS 0,09% 0,09% 0,08% 0,08% 0,08% 0,07% 0,07%
TVA 0,02% 0,02% 0,02% 0,02% 0,02% 0,02% 0,02%

Grupos econômicos

Os grupos econômicos são compostos por operadoras que atuam em diversas áreas, com várias tecnologias. Veja abaixo a distribuição da base de assinantes do Brasil por grupos econômicos:

Quantitativo de Acessos por Grupo Econômico – TV por Assinatura (2014)


Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho
TELMEX (CLARO/EMBRATEL/NET) 9.729.332 9.794.728 9.875.385 9.954.069 10.035.579 10.105.578 10.177.145
SKY/DIRECTV 5.417.101 5.441.508 5.480.346 5.510.447 5.578.809 5.616.713 5.616.642
OI 831.833 826.920 828.276 842.173 863.088 886.554 918.395
VIVENDI (GVT) 701.546 717.941 752.965 776.477 785.137 799.311 803.448
TELEFÔNICA/VIVO 631.718 637.499 644.759 658.772 674.678 687.810 700.747
BIG BRASIL 158.691 159.073 159.737 159.772 159.571 159.195 158.655
ALGAR (CTBC TELECOM) 135.802 135.121 135.146 134.742 134.481 133.282 130.390
NOSSATV 105.137 106.820 108.422 110.370 112.086 113.748 115.308
CABO 49.151 49.294 48.186 49.320 49.097 49.316 49.068
PREFEITURA DE LONDRINA/COPEL 16.142 13.220 12.407 11.754 11.201 3.627
OUTROS 426.345 416.654 409.728 419.986 414.468 417.057 415.107


Participação de Mercado por Grupo Econômico – TV por Assinatura (2014)


Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho
TELMEX (CLARO/EMBRATEL/NET) 53,45% 53,53% 53,51% 53,44% 53,33% 53,28% 53,32%
SKY/DIRECTV 29,76% 29,74% 29,70% 29,58% 29,65% 29,61% 29,42%
OI 4,57% 4,52% 4,49% 4,52% 4,59% 4,67% 4,81%
VIVENDI (GVT) 3,85% 3,92% 4,08% 4,17% 4,17% 4,21% 4,21%
TELEFÔNICA/VIVO 3,47% 3,48% 3,49% 3,54% 3,59% 3,63% 3,67%
BIG BRASIL 0,87% 0,87% 0,87% 0,86% 0,85% 0,84% 0,83%
ALGAR (CTBC TELECOM) 0,75% 0,74% 0,73% 0,72% 0,71% 0,70% 0,68%
NOSSATV 0,58% 0,58% 0,59% 0,59% 0,60% 0,60% 0,60%
CABO 0,27% 0,27% 0,26% 0,26% 0,26% 0,26% 0,26%
PREFEITURA DE LONDRINA/COPEL 0,09% 0,07% 0,07% 0,06% 0,06% 0,02%
OUTROS 2,34% 2,28% 2,22% 2,25% 2,20% 2,20% 2,17%



Os relatórios publicados refletem os dados disponíveis em 29 de agosto de 2014 e podem sofrer alterações.



  1. A partir de janeiro de 2014, a densidade está sendo calculada com a revisão 2013 da projeção mensal da população realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Síntese de Indicadores Sociais – 2012, também do IBGE.
  2. A partir deste mês, foram incluídas informações sobre os acesso de TV paga por meio da tecnologiaFiber to the Home (FTTH). Essa informação também foi incluída para os dados de janeiro a maio de 2014, o que resultou em ajustes nos dados publicados anteriormente.
Com informações de Anatel.


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