Das doze cidades em que houveram jogos do mundial: Vivo lidera em quatro cidades, TIM e Claro em três cada e a Oi em duas. |
Terminou hoje (domingo, 13 de julho) a Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil. Apesar da seleção brasileira ter chegado apenas até a semi-final e ter terminado no quarto lugar, o evento foi um verdadeiro sucesso e trouxe consigo milhares de torcedores estrangeiros e logicamente um aumento temporário de tráfego nas 12 cidades sede do evento. Estádios e “Fan Fest” aglomeraram um grande número de torcedores locais, além de turistas vindos do Brasil e do exterior.
Em março de 2012, a Vivo era a líder em market share na área local (DDD) de cinco das doze cidades sede, a Oi em três e TIM e Claro em duas.
Passados mais de dois anos, em maio de 2014 a Vivo era a líder em market share na área local (DDD) de quatro das doze cidades sede, TIM e Claro em três e a Oi em duas.
Neste período a Vivo perdeu a liderança em São Paulo (11) para a TIM e a Oi de Salvador (71) para a Claro.
Líderes do celular nas 12 cidades sede da Copa em maio de 2014:
Área Local | UF | Cidade Principal | Celulares (milhares) | densidade (cel/100 hab.) | Líder |
11 | SP | São Paulo |
35.681
|
159,54
|
TIM* |
21 | RJ | Rio de Janeiro |
18.980
|
148,63
|
Claro |
31 | MG | Belo Horizonte |
10.978
|
151,01
|
Vivo |
41 | PR | Curitiba |
5.544
|
153,25
|
TIM |
51 | RS | Porto Alegre |
8.924
|
158,04
|
Vivo |
61 | DF | Brasília |
6.849
|
190,5
|
Claro |
65 | MT | Cuiabá |
2.612
|
149,16
|
Vivo |
71 | BA | Salvador |
7.284
|
203,31
|
Claro* |
81 | PE | Recife |
10.226
|
148,81
|
Oi |
84 | RN | Natal |
4.569
|
135,06
|
TIM |
85 | CE | Fortaleza |
6.955
|
153,75
|
Oi |
92 | AM | Manaus |
3.682
|
138,85
|
Vivo |
Apresenta-se a seguir a disputa por market share nas doze áreas locais onde estão localizadas as cidades sede da Copa.
1) São Paulo (área 11): TIM ultrapassa Vivo e assume a liderança
A TIM ultrapassou a Vivo e assumiu a liderança em market share em São Paulo em 2012. A TIM é a líder no pré-pago com 40% de market share em maio de 2014, mas a Vivo continua na liderança no pós-pago com 45,2% de market share.
2) Rio de Janeiro (área 21): Claro lidera
A Claro lidera com folga em market share do total de celulares. Em maio de 2014 a Claro liderava o pré-pago com 41,5% de market share e a Vivo o pós-pago com 31,7%.
3) Belo Horizonte (área 31): Vivo lidera mas é ameaçado por Oi e TIM
A Vivo se mantém na liderança mas está sendo ameaçada por Oi e TIM. Em maio de 2014 a TIM liderava o pré-pago com 30,7% de market share e a Vivo o pós-pago com 42,4%.
4) Curitiba (área 41): TIM é a líder absoluta
A TIM é a líder absoluta em Curitiba e vem ampliando seu market share. Ela lidera no pré-pago (57,1%) e no pós-pago (35,2%).
5) Porto Alegre (área 51): Vivo lidera
A Vivo lidera com folga na área local de Porto Alegre, com a Claro em segundo e Oi e TIM disputando a 3ª colocação. Ela lidera no pré-pago (34,2%) e no pós-pago (47,9%).
6) Brasília (área 61): Claro lidera
A Claro lidera com folga em Brasília com TIM, Vivo e Oi disputando a 2 ª colocação.
Em maio de 2014 a Claro liderava o pré-pago com 39,1% de market share. Vivo (34,7%) e Claro (34,5%) disputavam a liderança no pós-pago.
7) Cuiabá (área 65): Vivo lidera
A Vivo lidera com folga na área local de Cuiabá, com a Claro em segundo e Oi e TIM disputando a 3ª colocação. Ela lidera no pré-pago (44,8%) e no pós-pago (58,8%).
8) Salvador (área 71): Claro lidera
A Claro, com 30,74% de market share em maio de 2014, e a Oi (30,72%) disputam a liderança em Salvador, área local de maior densidade do país (203,3 cel/100 hab.). Claro liderava no pré-pago (32,7%), seguida pela Oi (32,0%), enquanto a Vivo liderava no pós-pago (34,4%).
9) Recife (área 81): Oi lidera
A Oi lidera, seguida de perto por Claro e TIM. Oi lidera no pré-pago (35,4%) e a Claro no pós-pago (29,5%).
10) Natal (área 84): TIM lidera
A TIM lidera e Claro e Oi disputam a segunda colocação. TIM lidera no pré-pago (34,5%) e no pós-pago (41,9%).
11) Fortaleza (área 85): Oi lidera
A Oi é a líder absoluta com market share e lidera no pré-pago(48,8%) e no pós-pago (38,7%).
12) Manaus (área 92): Vivo domina
A Vivo é a líder absoluta no pré-pago (68,2%) e no pós-pago(55,4%).
Com informações de Consultoria Teleco.