23/04/2024

Vivo é a operadora de telefonia móvel mais amada pelos brasileiros

Pesquisa também aponta a GVT como operadora de banda larga e telefonia fixa mais amada, e Sky na TV paga.
O Centro de Inteligência Padrão (CIP) encomendou uma pesquisa com o objetivo de descobrir quais são as “Marcas Mais Amadas de 2014”. A pesquisa foi realizada pela consultoria Officina Sophia.

Foram analisados temas como a qualidade do produto, identidade aspiracional, disposição dos clientes em investir recursos, presença ativa nas redes sociais, lealdade dos consumidores, apego emocional com a marca, entre outros.

A Officina Sophia considerou dois critérios essenciais para chegar ao resultado. Foram eles: um número mínimo de pessoas que deveriam conhecer a marca e a magnitude do vínculo declarado de sentimentos positivos.

“Quanto mais pessoas exprimiram uma maior intensidade de amor pela marca, melhor posicionada ela ficava no ranking. Além disso, para a elaboração do estudo foi neutralizado o nível de conhecimento dos consumidores pelas marcas. Um ranking das mais amadas não pode ser reflexo da visibilidade, caso contrário nós estaríamos fazendo uma lista de top of mind”, explica Meir.

Foram realizadas 1.472 entrevistas em fevereiro deste ano, em várias cidades do país como São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Jundiaí, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre e Curitiba.

A avaliação levou em consideração as classes A, B e C e foi composta tanto por homens, quanto por mulheres, todos entre 18 e 59 anos.

Na TV por assinatura, as marcas mais amadas foram a Sky (32,4 pontos), Net (14,0), Claro (-15,1), Vivo TV (-25,8) e Oi TV (-31,5).

A Telefônica/Vivo (11,7 pontos) foi a campeã da categoria ‘Operadoras de Telefonia Móvel’. Completam o ranking, a GVT (3,7), Nextel (-2,9), Oi (-6,4) e Claro (-14,3).
No setor de telefonia fixa, a GVT (19,6) é a mais amada, seguida por Net (-1,2), Oi (-5,7), Telefônica/Vivo (-11,3) e TIM (-16,2).
Em matéria de banda larga a mais amada também é a GVT (16,2), depois vem a Net (11,5), Telefônica/Vivo (-12), Oi (-16,8) e mais ‘odiada’ foi a TIM com -26,4.
Também foi feita uma pesquisa relevante para o mercado de telecomunicações, o das fabricantes de celulares e smartphones. Neste ranking a Samsung (91,4) foi apontada como a marca melhor amada, seguida de Apple (74,9), Sony (56,2), Nokia (52,7) e a última da lista Motorola (19,3).
Confira abaixo as 10 primeiras colocadas no ranking geral das marcas mais amadas do Brasil em 2014:
POSIÇÃO
EMPRESA
PONTUAÇÃO
O Boticário
131,7
Natura
117,0
Louis Vuitton
102,7
Nestlé
102,4
Havaianas
101,8
Prada
                          99,7
Rolex / Gucci *
  99,6
Mont Blanc
   97,5
Tommy Hilfiger
   95,3
10º
Samsung
   94,7
* As marcas destacadas apresentaram a mesma pontuação e, portanto, aparecem na mesma posição no ranking.

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários