27/04/2024

Brasil registra 18,97 milhões de assinantes de TV paga em junho

De cada cem casas, vinte e nove assinam o serviço. Sky foi a única das grandes operadoras de TV a perder participação de mercado (-0,13%).



O Brasil fechou junho de 2014 com 18,97 milhões de assinantes de TV paga. No mês, de cada cem domicílios, 29,02 possuíam o serviço, segundo o indicador “Densidade dos Serviços de TV por Assinatura”, que é a relação percentual entre o número de assinaturas e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo IBGE, em sua Síntese de Indicadores Sociais¹.


Veja abaixo o número de assinantes e a densidade dos serviços de TV por assinatura em junho de 2014, por Unidade da Federação e por Região.

Números de Acessos em Operação Densidade (Acessos por 100 domicílios)
Brasil 18.968.564 29,02
Região Norte 824.659 17,25
Rondônia 76.801 14,07
Acre 32.447 15,22
Amazonas 298.386 30,86
Roraima 21.638 15,66
Pará 317.586 14,58
Amapá 31.379 15,90
Tocantins 46.422 10,24
Região Nordeste 2.270.149 13,34
Maranhão 158.452 8,34
Piauí 73.890 7,87
Ceará 385.733 14,83
Rio Grande do Norte 228.671 22,16
Paraíba 150.079 12,57
Pernambuco 408.287 14,09
Alagoas 124.168 13,09
Sergipe 78.629 11,70
Bahia 662.240 14,02
Região Sudeste 11.681.752 41,19
Minas Gerais 1.562.895 23,38
Espírito Santo 268.693 21,47
Rio de Janeiro 2.579.704 45,45
São Paulo 7.270.460 49,55
Região Sul 2.842.747 28,42
Paraná 941.377 25,49
Santa Catarina 660.706 29,51
Rio Grande do Sul 1.240.664 32,09
Região Centro-Oeste 1.349.257 26,64
Mato Grosso do Sul 200.718 22,24
Mato Grosso 234.827 22,61
Goiás 421.640 19,41
Distrito Federal 492.072 55,39

Tecnologia

Os serviços de TV por assinatura são prestados com a utilização de diferentes tecnologias:


  • por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC e Fiber to the Home – FTTH²);
  • mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS);
  • na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA);
  • e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

Informamos também que nas planilhas de acessos por tecnologia, a Anatel inclui a partir de junho uma nova informação que são os acessos providos por meio da tecnologia FTTH. Essa informação foi acrescentada em todo o histórico de 2014 (janeiro a junho), por esse motivo os valores totais foram ajustados.

Veja abaixo a distribuição da base de assinantes por tecnologia, em que se destaca a participação majoritária da tecnologia via satélite:

Quantitativo de Acessos – TV por Assinatura (2014)


Tecnologia Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho
DTH 11.235.223 11.298.985 11.406.577 11.508.198 11.629.802 11.731.297
TVC 6.907.467 6.937.502 6.981.876 7.049.199 7.113.760 7.159.588
FTTH 40.209 43.125 47.927 51.403 56.768 61.491
MMDS 16.232 15.791 15.298 15.401 14.184 12.799
TVA 3.667 3.375 3.679 3.681 3.681 3.389


Participação de Mercado – TV por Assinatura (2014)


Tecnologia Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho
DTH 61,72% 61,75% 61,81% 61,78% 61,80% 61,85%
TVC 37,95% 37,91% 37,83% 37,84% 37,80% 37,74%
FTTH 0,22% 0,24% 0,26% 0,28% 0,30% 0,32%
MMDS 0,09% 0,09% 0,08% 0,08% 0,08% 0,07%
TVA 0,02% 0,02% 0,02% 0,02% 0,02% 0,02%

Grupos econômicos

Os grupos econômicos são compostos por operadoras que atuam em diversas áreas, com várias tecnologias.

Veja abaixo a distribuição da base de assinantes do Brasil por grupos econômicos:

Quantitativo de Acessos – TV por Assinatura (2014)


Grupos Econômicos Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho
Telmex (Claro/Embratel/NET) 9.729.332 9.794.728 9.875.385 9.954.069 10.035.579 10.105.578
SKY/DirecTV 5.417.101 5.441.508 5.480.346 5.510.447 5.578.809 5.616.713
Oi 831.833 826.920 828.276 842.173 863.088 886.554
Vivendi (GVT) 701.546 717.941 752.965 776.477 785.137 799.311
Telefônica/Vivo 591.509 594.374 596.832 607.369 617.910 687.810
Big Brasil 158.691 159.073 159.737 159.772 159.571 159.195
Algar (CTBC Telecom) 135.802 135.121 135.146 134.742 134.481 133.282
NossaTV 105.137 106.820 108.422 110.370 112.086 113.748
Cabo 49.151 49.294 48.186 49.320 49.097 49.316
Sercomtel/Copel 16.142 13.220 12.407 11.754 11.201
Outros 426.345 416.654 409.728 419.986 414.468 417.057


Participação de Mercado – TV por Assinatura (2014)


Grupos Econômicos Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho
Telmex (Claro/Embratel/NET) 53,57% 53,65% 53,65% 53,58% 53,49% 53,28%
SKY/DirecTV 29,83% 29,81% 29,77% 29,66% 29,74% 29,61%
Oi 4,58% 4,53% 4,50% 4,53% 4,60% 4,67%
Vivendi (GVT) 3,86% 3,93% 4,09% 4,18% 4,18% 4,21%
Telefônica/Vivo 3,26% 3,26% 3,24% 3,27% 3,29% 3,63%
Big Brasil 0,87% 0,87% 0,87% 0,86% 0,85% 0,84%
Algar (CTBC Telecom) 0,75% 0,74% 0,73% 0,73% 0,72% 0,70%
NossaTV 0,58% 0,59% 0,59% 0,59% 0,60% 0,60%
Cabo 0,27% 0,27% 0,26% 0,27% 0,26% 0,26%
Sercomtel/Copel 0,09% 0,07% 0,07% 0,06% 0,06%
Outros 2,35% 2,28% 2,23% 2,26% 2,21% 2,20%
Os relatórios publicados refletem os dados disponíveis em 28 de julho de 2014 e podem sofrer alterações.

  1. A partir de janeiro de 2014, a densidade está sendo calculada com a revisão 2013 da projeção mensal da população realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Síntese de Indicadores Sociais – 2012, também do IBGE.
  2. A partir deste mês, foram incluídas informações sobre os acesso de TV paga por meio da tecnologia Fiber to the Home (FTTH). Essa informação também foi incluída para os dados de janeiro a maio de 2014, o que resultou em ajustes nos dados publicados anteriormente.
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