Estudo aponta que Nextel tem melhor 3G da Grande São Paulo


A Nextel encomendou a uma empresa independente um estudo para analisar a qualidade da internet móvel 3G na Grande São Paulo. O resultado aponta que o sinal oferecido por ela é mais estável que os das outras quatro operadoras que atuam na região, com eficiência média de 85,93%.

O estudo mostra que a companhia obteve os melhores índices de qualidade nos quatro critérios avaliados: upload (envio de arquivos), download (recebimento de arquivos), Ping (latência, rapidez que um pacote chega ao destinatário) e HTTP Browser (rapidez para carregar uma página completa). A Claro aparece em segundo lugar em três categorias, e a Oi em uma delas.
A metodologia da pesquisa atribui pesos diferentes aos índices: 60% para download; 20% para upload; 10% para Ping e 10% para HTTP Browser. Conduzido pela empresa My Business, o teste foi feito em dezembro de 2013, durante duas semanas, com um equipamento que acessa e compara a internet oferecida pelas operadoras, instalado em um veículo que circulou por ruas e avenidas para coletar os dados.

A Nextel esclarece que os resultados foram obtidos em sua própria rede 3G, e não na estrutura compartilhada com a Vivo. Recentemente, as operadoras fecharam acordo para que o cliente da Nextel seja automaticamente transferido para a rede alheia quando entrar em uma área sem cobertura, comum nas cidades com menos de 500 mil habitantes.

Com informações de Olhar Digital
About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários