InícioNotíciasLei que prevê compartilhamento de antenas de celular passa pelo Senado

Lei que prevê compartilhamento de antenas de celular passa pelo Senado

Quatro comissões aprovaram, de uma só vez, o substutivo do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) ao projeto da Lei Geral das Antenas (PLS 293/2012), que prevê uma série de medidas para organizar a instalação e instituir o compartilhamento de antenas de telefonia celular pelo Brasil.

O texto passou pelas mãos das comissões de Assuntos Sociais (CAS); Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle (CMA); e Desenvolvimento Regional e Turismo. Além da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), em que ficará aberto a emendas até a próxima semana.

A força-tarefa economizou seis meses de tramitação da proposta e só foi possível graças a um acordo do Senado para que Braga fosse relator da matéria em todas essas comissões. Espera-se que a Câmara dos Deputados faça as coisas com rapidez semelhante para que a lei entre em vigor já no começo de 2013.

Um dos principais pontos do PLS 293 é o que obriga as operadoras a compartilhar a capacidade ociosa das antenas. Os casos de queda nos serviços, segundo o senador peemedebista, muitas vezes são causados pela concentração exagerada de usuários a uma mesma antena.

“Essas antenas saturadas poderiam ser compartilhadas com o limite estabelecido pelo órgão regulador e obrigando que essas outras antenas possam ampliar a cobertura no país com qualidade e, ao mesmo tempo, com um custo menor”, disse.


Redação Minha Operadorahttps://plus.google.com/112581444411250449571
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários