23/03/2024

O que é HSPA+?

As operadoras de telefonia, sem fazer muito barulho, começaram a oferecer um serviço 3G com maior velocidade, o HSPA+, também chamado de 3G+ ou 3GMax. Por enquanto, a Claro (com o nome 3GMax) e Vivo (3GPlus) já estão no jogo – que, no nosso ponto de vista, pode vir a ser mais importante nos eventos internacionais a serem sediados no Brasil (= Copa do Mundo/Copa das Confederações) do que o vindouro LTE/4G. Ainda tem dúvidas sobre essa nova tecnologia que está sendo implementada pelas operadoras? A gente te ajuda!

O que significa?

HSPA+ (ou 3,75G – mas esqueça este termo confuso, já que muitos celulares 3G mais antigos, como o N82 do Nagano, mostram a mensagem de alegre com 3,5G) é uma atualização das redes atuais usadas pelas operadoras e que permite realizar downloads de até 21 Mbps de velocidade. A sigla quer dizer Evolved High-Speed Packet Access – ou HSPA evoluído (lembrando que existe o HSPA, ou o 3G que você usa hoje no celular).

O gráfico abaixo da 4G Americas mostra os limites teóricos de velocidade de evolução da tecnologia – em resumo, ainda estamos no primeiro quadradinho abaixo.


Na prática, o que as operadoras têm feito por aqui é prometer o mínimo de realidade para nossas redes sobrecarregadas: tanto Claro quanto Vivo dizem que o limite máximo é 6 Mbps.

Onde funciona?

Em smartphones e modems compatíveis com a tecnologia HSPA+, ou a maioria dos smartphones modernos atuais (como iPhone 4S, Lumia 800 e Galaxy S II). A Vivo até fez uma tabelinha com os modelos – a lista é bem completa:


Quanto custa?

A Vivo começou com modems apenas em São Paulo e depois expandiu a oferta para smartphones com planos especiais de dados para todo o Brasil, com maior franquia. Os valores sugeridos dos planos Smartphone Ilimitado 3GPlus vão de R$ 99/mês (60 minutos de voz + 500 MB de dados; valores para São Paulo) a R$ 499 (1200 minutos de voz + 2 GB de dados), com diversos valores intermediários. As operadoras Oi e TIM não oferecem serviços com HSPA+ ainda – embora a TIM tenha redes compatíveis, assim como a CTBC Telecom.

A Claro foi mais simpática e oferece o HSPA+ sob o nome 3GMax sem cobrar a mais para clientes de planos pós-pagos (para computador ou tablet) ou planos Controle em todo o Brasil. Entretanto, a operadora diz que “promocionalmente o cliente pode alcançar uma velocidade máxima de 6 Mbps” – por tempo limitado.

Por que o HSPA+ é importante?

Primeiro, porque a tecnologia já está presente em um monte de aparelhos atuais, sem que o consumidor (=você) precise trocar de smartphone – talvez apenas pagar mais, dependendo da operadora. ”Com 3G de 1 Mbps você precisa de uma conexão com cabos (leia-se modem fixo em casa). Com HSPA+ já dá para viver sem eles”, resume Erasmo Rojas, diretor para América Latina e Caribe da 4G Americas, em papo que tivemos na última sexta-feira.

Segundo, aparelhos com 3G (e por consequência HSPA+) tendem a ser mais usados até 2016 que futuros aparelhos LTE, como mostra o gráfico abaixo (também via da 4G Americas). Ou 3,5 bilhões versus 609 milhões de conexões em todo o mundo.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários