TIM se associa à Hora do Planeta pelo terceiro ano consecutivo

Operadora disponibiliza sua infraestrutura de comunicação à WWF com envio de 30 milhões de mensagens de texto convidando clientes a participarem do movimento. Glória Rubião (Gerente de Sustentabilidade da TIM Brasil), Carlos Osório (Secretário de Conservação e Serviços Públicos do Rio de Janeiro), Maria Cecília Wey de Brito (Secretária-geral do WWF-Brasil) e Luiz Flávio Carvalho (Gerente Regional de Pão de Açúcar) assinam o documento que formaliza o evento com da WWF Brasil com o apoio da Prefeitura do Rio e da TIM.

Operadora disponibiliza sua infraestrutura de comunicação à WWF com envio de 30 milhões de mensagens de texto convidando clientes a participarem do movimento. Glória Rubião (Gerente de Sustentabilidade da TIM Brasil), Carlos Osório (Secretário de Conservação e Serviços Públicos do Rio de Janeiro), Maria Cecília Wey de Brito (Secretária-geral do WWF-Brasil) e Luiz Flávio Carvalho (Gerente Regional de Pão de Açúcar) assinam o documento que formaliza o evento com da WWF Brasil com o apoio da Prefeitura do Rio e da TIM.
Pelo terceiro ano consecutivo, a TIM se junta à WWF para realizar a Hora do Planeta. Além de apoiar a iniciativa – que busca conscientizar as pessoas sobre a importância das questões em torno das mudanças climáticas, a companhia usa sua tecnologia a favor da mobilização da população brasileira: irá enviar mais de 30 milhões mensagens de texto (SMS) convidando os clientes a apagarem as luzes por uma hora no dia 31 de março, em ato simbólico contra o aquecimento global. O evento, coordenado mundialmente pela WWF, acontece simultaneamente em diversos países entre 20h30 e 21h30.
Além da mobilização via torpedo, a TIM – integrante das carteira do Índice de Carbono Eficiente e do Índice de Sustentabilidade Empresarial, ambos da BM&F Bovespa – programou outras ações. Para que ninguém se esqueça do compromisso com o planeta, os internautas poderão seguir a contagem regressiva oficial no site da operadora (www.tim.com.br) ou por meio das redes sociais, nos perfis da empresa no Twitter (@TIMTIMporTIMTIM) e Facebook (TIM Brasil). No dia do movimento, as principais empresas publicitárias da TIM terão suas luzes apagadas durante o ato simbólico em diversas cidades do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Brasília, Vitória, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Campo Grande e Belém.
“O aquecimento global é um fenômeno que afetará a todos no nosso planeta. É importante despertar as pessoas para importância de se mobilizar em torno desta questão. Por isso, mais uma vez, a TIM está apoiando a Hora do Planeta e colaborando com seu poder de mobilização de milhões de pessoas através da tecnologia móvel. Estamos dobrando a quantidade de mensagens de texto enviadas no ano passado com o intuito de alcançar ainda mais pessoas para essa causa tão importante defendida pela WWF”, explica o diretor de Comunicação e Sustentabilidade da TIM Brasil, Maurício Bacellar.
A Hora do Planeta é uma iniciativa global, destinada a promover eventos e ações nos quais governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com as questões climáticas. A primeira edição aconteceu em 2007 e contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. A edição de 2012 marca a quarta participação brasileira no movimento.
Compromisso com a sustentabilidade
Desde 2009, a TIM é integrante do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&F Bovespa, carteira composta por ações de empresas comprometidas com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial. Em 2011, a operadora passou também a integrar a carteira do recém-lançado Índice de Carbono Eficiente, que reúne empresas com práticas de transparência em relação as suas emissões de gases de efeito estufa e que vêm se preparando para a economia de baixo carbono. A TIM é ainda a única do setor de telecomunicações a integrar o Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como nível máximo de governança corporativa
Periodicamente, a TIM faz o levantamento das emissões com base na metodologia do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), o que permite realizar o mapeamento dos principais pontos de melhoria na sua gestão de emissões, contribuindo na luta contra o aquecimento global. Também participa do Programa Empresas pelo Clima, plataforma coordenada pela Fundação Getúlio Vargas e que reúne líderes setoriais atentos às questões climáticas no mundo e seus efeitos. Vale destacar também uma importante ação de eficiência desenvolvida pela TIM: o projeto Power Saving evita o desperdício de energia através do uso mais racional dos recursos. A funcionalidade, desenvolvida em parceria com a Ericsson, permite que os equipamentos de rede da companhia sejam colocados em stand-by quando há redução da demanda.
Junto aos clientes, além dos planos socialmente inclusivos e que levam a comunicação móvel a diferentes camadas da sociedade, a TIM conta com soluções diferenciadas para atender aos consumidores com menor impacto ambiental. Um destaque é o TIM PDV, solução que possibilita a compra de créditos para celulares pré-pagos por meio de transações onlines, contribuindo para a redução do consumo plástico e papel usados na produção de cartões. A operadora promove ainda a venda do TIMChip Avulso, que possibilita a redução da alta rotatividade na troca de aparelhos celulares e a conseqüente diminuição do lixo eletrônico. Conta também com programas de coleta de aparelhos, baterias e acessórios, o que garante a destinação adequada destes materiais. Além disso, quase toda a comunicação impressa da empresa com seus clientes é feita por meio de papel certificado FSC e papel reciclado, o que inclui contas, folheteria nas lojas e sacolas. Em suas lojas, a TIM utiliza materiais certificados na produção do mobiliário, além de adotar técnicas de otimização do uso de energia, buscando redução do consumo.


No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
0 0 voto
Nota para o redator
Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários