InícioNotíciasOperadoras parecem que estão finalmente rumo ao 4G

Operadoras parecem que estão finalmente rumo ao 4G

Em janeiro de 2013 algumas operadoras brasileiras já deverão estar com ofertas comerciais de smartphones 4G, o que na teoria pode significar uma velocidade 100 vezes maior que a do 3G atual. A aposta é da Ericsson, que acredita que no máximo oito meses depois de realizado o leilão das licenças da faixa de frequência de 2,5 GHz essa nova oferta se tornará uma realidade no País. O gerente de desenvolvimento de mercado da Ericsson, Gil Odebrecht, diz que a fábrica da companhia no Brasil está preparada para produzir equipamentos 4G. “É perfeitamente factível que até a Copa das Confederações o Brasil esteja com essa tecnologia no mercado”, diz. Isso, claro, se o leilão de fato acontecer em maio, conforme está previsto pela Anatel. A mesma rapidez não se sabe ainda se será possível alcançar com relação às antenas. 

O SindiTelebrasil, que representa as operadoras, informou que irá apresentar ao governo federal um projeto de lei propondo a criação de uma legislação federal única para a instalação das ERBs. A ideia é unificar as distâncias, já que hoje alguns municípios exigem 15 metros entre a base de sustentação de antenas e os imóveis vizinhos e outros pedem 100 metros. Vale lembrar que o 4G utiliza frequências mais altas, que têm menor alcance, o que demandará um número ainda maior de ERBs para a cobertura dos serviços.

Redação Minha Operadorahttps://plus.google.com/112581444411250449571
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários