16/04/2024

Reestruturação da Oi beneficiará a Portugal Telecom


Para os analistas portugueses, apesar de a Oi não ser uma operadora com posição tão atraente como a Vivo no mercado brasileiro, sua reestruturação resultará na distribuição de maiores dividendos e de maior competitividade no mercado sul-americano. Os técnicos acreditam que os planos deverão ser concluídos no início deste ano e, por causa disso, a Portugal Telecom deverá ser beneficiada. Consideram, no entanto, que devido aos riscos associados com a dívida soberana portuguesa, as aplicação nesses títulos devem ser considerados como investimento de longo prazo. 
Ao sofrer desvalorização de 2,52% no pregão dessa quarta-feira, as ações da PT chegaram ao mínimo de 4,094 euros, nível somente registrado em abril de 2002. Após ter chegado ao máximo histórico de 10,70 euros, em março de 2010, por causa das incertezas da economia portuguesa a cotação desses títulos entrou em processo de baixa e até agora acumulam perdas de 61,6%. Atualmente, a operadora telefônica portuguesa é a empresa com o quinto maior valor de mercado da Bolsa de Lisboa, embora, no início de 2006, tenha sido a maior, pois foi no período em que houve a proposta de aquisição pela Sonaecom. O valor de mercado da Portugal Telecom se situa na faixa dos 3,71 bilhões de euros, mas já foi ultrapassada pela EDP Renováveis, que está avaliada em 3,8 bilhões de euros, e está sendo alcançada pela Cimpor, que, em sexto lugar, está com apenas 300 milhões de euros de diferença. 
O interessante é que, há mais de um ano, a maior parte dos analistas reduzia as recomendações para a PT, cujo desempenho diziam estar sendo ultrapassado pelo da Telefónica. A maioria dos relatórios antecipava que 2011 seria um ano de transição, com a companhia deixando um ano de lucros recorde, que foi em 2010, para um período de baixo crescimento. Os controladores da empresa, no entanto, destinaram 1,65 euro para cada ação, dividendo no final de 2010, que somado a parcela distribuída no ano passado totalizou uma remuneração de 3,1 euros por cada título, valor não ajustado à cotação histórica das ações. Por enquanto, as ações da PT estão com recomendação de “outperform” e com preço-alvo de 6,50 euros por ação.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários