29/03/2024

O celular apagou. De quem é a culpa?

Promoções e mais serviços disponíveis para clientes de telefonia móvel. Assim, as operadoras vão captando mais consumidores e investindo em propaganda para chamar a atenção. E as falhas nas ligações e panes no sistema? De acordo com especialistas em telecomunicações, o motivo é a falta de investimento em infraestrutura das operadoras para acompanhar a demanda.

Um caminho ideal seria a instalação de mais torres de telefonia pela cidade, acreditam os especialistas. Atualmente Fortaleza possui 688 entre todas as companhias, segundo informações do site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Podem interferir na qualidade da ligação fatores diversos, entre eles um ambiente com muitas pessoas como shoppings, estádios, além de horário de pico, lembra o coordenador do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações (GTEL) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rodrigo Cavalcante.

Ele diz que existe um limite de capacidade para os equipamentos das torres e esse limite tem relação com a banda de frequência disponível (capacidade dessa torre de transmitir e receber chamadas por rádio). Segundo Cavalcante, depende da Anatel liberar mais “frequências” para que aumente a capacidade nas antenas que já existem, mas isso não seria a melhor saída possível.

Para Cavalcante, outra saída além de mais torres pela cidade, seria a instalação “de antenas em miniatura também em prédios, o que permite aliviar o tráfego das antenas que estão na rua”.

Ele comenta que as torres enviam relatórios diários para as centrais da operadora sobre toda a transação das chamadas, indicando qual área está congestionada.

“As operadoras precisam dimensionar a rede em função da sua demanda. Nesse processo, a operadora tem condições de programar o investimento. E para instalar uma torre o custo é de US$ 100 mil, fora a manutenção”, avalia Cavalcante.

Quanto ao investimento em infraestrutura, a operadora Oi, líder em reclamações pelo Programa de Orientação e Defesa Ao Consumidor (Procon-Fortaleza), não informa o valor que será aplicado para este ano e nem a quantidade de clientes que ela atende por torre.

Sobre a capacidade ideal para comportar clientes em cada torre, especialistas disseram que varia muito quanto a operadora e tipos de serviços.

Chips da TIM

Depois de ser proibida de comercializar chips e habilitar novas linhas, a companhia TIM Celular retorna os serviços a partir de hoje, conforme informações da assessoria de imprensa. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife (PE), revogou na tarde de ontem a liminar que suspendia a venda. Com a decisão, mais de 10 mil pontos de vendas no Estado voltam a comercializar normalmente.


ENTENDA A NOTÍCIA

Cada vez mais os usuários de telefonia móvel devem estar atentos a cobranças realizadas pela operadora. Além disso, ao aderir a um novo serviço, devem tirar as dúvidas sobre a maneira de utilizá-lo para não acabarem perdendo dinheiro.
SERVIÇO 
Reclamações sobre falhas em ligações:

Onde: Sessão #prontofalei aqui do portal #Minha Operadora


Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários