18/03/2024

TIM lança VoLTE comercialmente em dez capitais do país

Operadora começar a oferecer o serviço neste mês nas capitais em que já opera na faixa de 700 MHz. 

A TIM começa a oferecer ainda este ano a tecnologia VoLTE, serviço de voz em alta definição usando dados, para algumas capitais do país, principalmente aonde a operadora já atua a tecnologia 4G em 700 MHz: Fortaleza, Maceió, Recife, Natal, Brasília, Campo Grande, Teresina, Boa Vista e Rio Branco.

A operadora confirmou o lançamento do serviço a partir de hoje em Brasília. E até o fim do mês a tecnologia será lançada nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Uberlândia (MG), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Maceió (AL).

O CTO da TIM, Leonardo Capdeville, afirmou que o lançamento da cobertura nos locais onde a empresa já atua na faixa de 700 MHz se dá por conta da qualidade da conectividade, que é mais estável e tem mais qualidade.

A companhia restringe inicialmente a oferta da tecnologia as cidades citadas acima, por conseguir uma maior cobertura, sobretudo em ambientes fechados, onde a TIM afirma que a cobertura aumentou de 60% para 95% com a adoção da nova frequência.

Capdeville afirma que diferente das chamadas em voz over-the-top (OTT) como as do WhatsApp, o VoLTE precisa ter a garantia da qualidade para ter alto desempenho. Ainda acrescentou que a ligação com VoLTE é muito transparante e que será uma funcionalidade comum na rede dos usuários da operadora.

Além das capitais onde a tecnologia será lançada, a TIM está testando o VoLTE em outras cidades do país. A operadora também promete que conforme as demais operadoras lançarem a tecnologia, haverá uma interconexão natural, prevista na padronização.

Em casos onde apenas uma das partes tiver a tecnologia, se perde a qualidade de voz em alta definição. Mesmo assim, Capdeville explica que a chamada é mais veloz quando pelo menos um dos usuários possui a tecnologia, por não ter a necessidade de cair para a rede 3G para execução de voz.

Já se os dois usuários obtiverem a disponibilidade do VoLTE, há mais ganhos, como a melhor experiência em chamadas de voz, mais estabilidade e qualidade, não existindo a necessidade de usar dados 3G, além de consumir menos bateria.

O lançamento do VoLTE no Brasil ocorre num momento em que os aparelhos mais baratos já chegam aos consumidores com o recurso. Levando em consideração que os smartphones já chegam aos usuários compatíveis com o 4G, o VoLTE deve passar a ser amplamente utilizado. Capdeville destacou que chamadas de voz usando a rede de dados já é uma tendência de mercado.


Capdville acrescentou que não há nenhuma tarifa adicional ou ajuste nas ofertas da operadora pelo uso do serviço. O cliente também não precisará fazer a ativação do serviço, já que tudo acontecerá de forma automática.


De inicio, o VoLTE estará disponível para os clientes TIM Black e para os usuários dos demais planos pós-pagos, exceto os de planos corporativos.

[ATUALIZADA 24/07/2017 18H12]


LEIA TAMBÉM:

10 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
10 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários