quarta-feira, 19 de julho de 2017

TIM lança VoLTE comercialmente em dez capitais do país

O que você achou? 
Operadora começar a oferecer o serviço neste mês nas capitais em que já opera na faixa de 700 MHz. 


A TIM começa a oferecer ainda este ano a tecnologia VoLTE, serviço de voz em alta definição usando dados, para algumas capitais do país, principalmente aonde a operadora já atua a tecnologia 4G em 700 MHz: Fortaleza, Maceió, Recife, Natal, Brasília, Campo Grande, Teresina, Boa Vista e Rio Branco.

A operadora confirmou o lançamento do serviço a partir de hoje em Brasília. E até o fim do mês a tecnologia será lançada nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Uberlândia (MG), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Maceió (AL).

O CTO da TIM, Leonardo Capdeville, afirmou que o lançamento da cobertura nos locais onde a empresa já atua na faixa de 700 MHz se dá por conta da qualidade da conectividade, que é mais estável e tem mais qualidade.

A companhia restringe inicialmente a oferta da tecnologia as cidades citadas acima, por conseguir uma maior cobertura, sobretudo em ambientes fechados, onde a TIM afirma que a cobertura aumentou de 60% para 95% com a adoção da nova frequência.

Capdeville afirma que diferente das chamadas em voz over-the-top (OTT) como as do WhatsApp, o VoLTE precisa ter a garantia da qualidade para ter alto desempenho. Ainda acrescentou que a ligação com VoLTE é muito transparante e que será uma funcionalidade comum na rede dos usuários da operadora.

Além das capitais onde a tecnologia será lançada, a TIM está testando o VoLTE em outras cidades do país. A operadora também promete que conforme as demais operadoras lançarem a tecnologia, haverá uma interconexão natural, prevista na padronização.

Em casos onde apenas uma das partes tiver a tecnologia, se perde a qualidade de voz em alta definição. Mesmo assim, Capdeville explica que a chamada é mais veloz quando pelo menos um dos usuários possui a tecnologia, por não ter a necessidade de cair para a rede 3G para execução de voz.

Já se os dois usuários obtiverem a disponibilidade do VoLTE, há mais ganhos, como a melhor experiência em chamadas de voz, mais estabilidade e qualidade, não existindo a necessidade de usar dados 3G, além de consumir menos bateria.

O lançamento do VoLTE no Brasil ocorre num momento em que os aparelhos mais baratos já chegam aos consumidores com o recurso. Levando em consideração que os smartphones já chegam aos usuários compatíveis com o 4G, o VoLTE deve passar a ser amplamente utilizado. Capdeville destacou que chamadas de voz usando a rede de dados já é uma tendência de mercado.

Capdville acrescentou que não há nenhuma tarifa adicional ou ajuste nas ofertas da operadora pelo uso do serviço. O cliente também não precisará fazer a ativação do serviço, já que tudo acontecerá de forma automática.

De inicio, o VoLTE estará disponível para os clientes TIM Black e para os usuários dos demais planos pós-pagos, exceto os de planos corporativos.

[ATUALIZADA 24/07/2017 18H12]

LEIA TAMBÉM:


9 comentários:

  1. e na minha cidade nem os míseros 2 G da Tim funciona. Lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto isso tantas cidades que nem 2G da Tim tem ainda. Lamentável, uns demais outros de menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vdd amigo. A TIM só funciona nas grandes cidades e capitais.
      Oremos !!!

      Excluir
  3. Desde domingo eu não consigo usar a internet da TIM em Belo Horizonte, o que está acontecendo afinal?Estou perguntando aqui porque a própria operadora não sabe explicar,ou melhor, o serviço terceirizado dela não sabe explicar ou não tem autorização para revelar o que está acontecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há pontos de BH e da RMBH que o sinal 2G sumiu, o 3G tá ruim e o 4G sumiu há 3 meses.

      Excluir
  4. A TIM possui o pior atendimento no SAC. Atendentes mal educados e preguiçosos, fui perguntar se tinha cobertura em uma cidade do RJ, e ela falou para verificar no site.

    Ai eu falei, mas no site não informa se a cobertura é parcial ou total.

    A Vivo é a mais careira, mas em termos de atendimento, costuma ser melhor. Estava pensando em migrar para TIM, mas vou pra OI mesmo, OI Livre, parece ser o melhor plano.

    Em termos de sinal e 4G vale a pena?

    ResponderExcluir
  5. Amigo, tenho Oi pré e Vivo controle, gostaria muito de desativar o Vivo controle, porém quando saio da capital de São Paulo,a Oi tem problemas de sinal 4g tem cidade que nem tem 3g, na capital funciona bem, não fosse isso só usaria a Oi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, realmente nas capitais, o sinal pega bem, já em cidades pequenas é um martírio. Vou usar a OI e deixar a Vivo como operadora secundária, assim economizo e quando precisar, uso a Vivo.

      Como seria bom se a Vivo tivesse esse plano da OI. Bom, que acumula quando não usa toda a franquia. Tomara que a OI continue melhorando a rede e cobertura.

      Excluir
  6. Só pra dizer "que tem", porque qualidade passa longe...

    ResponderExcluir