18/03/2024

Oi e TIM irão compartilhar infraestrutura para melhorar rede 3G

A TIM e a Oi assinaram um memorando de entendimento para ampliar o ran sharing (compartilhamento dos equipamentos de acesso da rede wireless) também para a rede 3G. Segundo o vice-presidente de assuntos regulatórios da TIM, Mario Girasole, as duas operadoras vão estudar as localidades onde este compartilhamento será confirmado. Ele explicou que a ideia é fazer o acordo para as novas e pequenas cidades que terão que ser cobertas para atender ao edital da terceira geração, lançado em 2007, mas que tem metas de cobertura a serem cumpridas até 2015.

No entender do executivo, ainda não está muito claro se as empresas precisarão submeter este acordo também à aprovação prévia da Anatel, visto que a agência já autorizou esta modalidade de compartilhamento para a faixa de 2,5 GHz. “Mas se precisarmos de nova aprovação da Anatel, nós o faremos”, afirmou.

As duas operadoras assinaram o acordo de ran sharing – que prevê o uso conjunto dos equipamentos de acesso à rede, mas não permite o compartilhamento das frequências – para atender às obrigações do leilão da 4G, que determinou a cobertura com LTE das cidades da Copa do Mundo, que começa agora em junho, das sub-sedes e de todas as capitais brasileiras.

Com informações de Telesíntese
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários