19/12/2025
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Começou a corrida pelo 4G no Brasil

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou o edital para a licitação da rede de internet móvel da chamada quarta geração da telefonia (4G) que é até dez vezes mais rápida do que as tecnologias 3G usadas em smartphones e tablets hoje.

As operadoras de celular terão até a primeira semana de junho para elaborar propostas para o leilão e, caso vençam, precisarão cumprir exigências para construir a infraestrutura necessária no prazo exigido. O plano é que tudo esteja funcionando até abril de 2013, dois meses antes da Copa das Confederações.

Mas há problemas. O primeiro é que o serviço não será barato. “Há avaliações de que no começo o 4G vai ser caro, mesmo por conta da pouca escala e pouco equipamento”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. “Mas em compensação é provável que o 3G fique mais barato.”

O governo também acredita que o preço de voz e dados cairá muito rapidamente. A culpa será da concorrência, já que a previsão é de que haverá pelo menos três operadoras para cada capital-sede da Copa. “Elas (as operadoras) vão sair no tapa, vai ser tudo resolvido no mercado”, diz Bernardo.

Sobre o preço, a avaliação das operadoras e do governo é de que, no início, os custos extras com infraestrutura serão repassados ao consumidor e a internet móvel vai ficar mais cara. O presidente da TIM, Luca Luciani, concorda com o ministro. “Os preços dos aparelhos 3G caíram brutalmente em dois anos. Vai acontecer a mesma coisa com o 4G quando este mercado for criado”, disse.

A segunda questão é em relação à velocidade. O que se convencionou chamar de 4G, na verdade, ainda não é exatamente uma “nova geração”. O 4G ideal, que abriga padrões tecnológicos com nomes como HSPA+ Advanced e LTE Advanced e podem chegar a 1 Gbps (dez vezes mais que o 4G atual), deve chegar só em 2013.

Os primeiros países do mundo a incorporar a tecnologia Long Term Evolution (LTE) foram Noruega e Suécia, que optaram pela faixa de 2,5 GHz. A frequência é uma decisão técnica, mas também política, pois por ela se define o público atingido e a finalidade. Quanto mais alta é a frequência, menor é a cobertura de uma antena e maior será a capacidade de transmitir dados. Assim, a opção pelas faixas de 2,5 GHz e 450 MHz se explica pela intenção de atender os grandes centros urbanos (com uma demanda muito grande por dados) e zonas rurais (grandes áreas, menos habitadas).

Diferente desse padrão é a faixa de 700 MHz, adotada principalmente pelos Estados Unidos, e apontada como o meio-termo mais conveniente para o 4G. Essa diversidade de frequências, no entanto, pode criar problemas, já que celulares e modems são fabricados para atender faixas específicas.

Após anunciar o novo iPad, com conexão 4G, a Apple foi acusada de propaganda enganosa pelos australianos, que não conseguiram fazer a conexão funcionar. O tablet foi feito para atender as frequências de 700 MHz e 2,1 GHz. O detalhe é que, na Austrália, a faixa do 4G é a de 1,8 GHz, porque, assim como no Brasil, lá a faixa de 700 MHz é ocupada pela TV analógica.

“Pelo que sei, o governo brasileiro já estuda formas de fazer o ‘apagão analógico’ acontecer bem antes do prazo de 2016”, disse Erasmo Rojas, diretor da associação 4G Americas. O ministro Paulo Bernardo diz estar analisando planos de incentivos às emissoras que concordarem acelerar o processo de digitalização do sinal, mas o assunto ficará para o ano que vem.

Durante os eventos esportivos, o setor privado já prevê problemas por causa dos padrões, já que muitos aparelhos não funcionarão na rede brasileira e haverá pouca oferta de aparelhos compatíveis.

“Colocar a rede no ar utilizando as antenas existentes é um processo rápido. O problema é completar os buracos de cobertura e ter dispositivos 4G disponíveis a preços acessíveis”, disse Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco. “O 4G na Copa é mais uma questão de marketing pois poucos turistas terão aparelhos 4G na frequência de 2,5 GHz.” Ele aposta em HSPA+ (uma tecnologia intermediária, apelidada de 3,5G) e na cobertura com Wi-Fi para eliminar congestionamentos de dados.

A Samsung disse que já conversou com operadoras e planeja lançar aparelhos 4G assim que a tecnologia for adotada no País. A estratégia deve se tornar regra até o ano que vem. “A tendência no mundo é de que as fabricantes ofereçam aparelhos de acordo com a faixa de cada país. No fim, ficará tudo dividido entre 700 MHz e 2,5 GHz”, diz Erasmo Rojas.

No dia 12 de junho serão leiloadas as faixas de 450 MHz, para levar internet à zona rural do Brasil, e a de 2,5 GHz, a ser ocupada pelas operadoras que usarão a tecnologia LTE, a mais rápida.

O interesse pelo 4G é grande e essa e outras condições impostas são estratégicas para o governo. “Talvez seja a nossa última grande oportunidade de começar a dar soluções para a zona rural”, diz o ministro Paulo Bernardo. “As operadoras querem atender o público que paga mais, a gente corre atrás para eles atenderem também quem tem poder aquisitivo menor.” Pela regra, as empresas terão de atender todos os municípios da zona rural até o fim de 2015. Além do compromisso com a zona rural, as operadoras vencedoras terão a responsabilidade de garantir 4G em todos os municípios com mais de 30 mil habitantes até 2017, totalizar a cobertura de 3G gradativamente até 2019 e reservar cotas de aquisição para equipamentos fabricados no Brasil.

Operadoras apostam na venda de smartphones

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A redução dos preços dos produtos e o lançamento de novos planos são algumas das estratégias adotadas


As operadoras de telefonia móvel estão investindo cada vez mais nas vendas de smartphones visando o acesso à internet pelo celular. Pelo segundo ano consecutivo, o Dia das Mães tem como foco a facilitar a comercialização de aparelhos e a diminuição dos valores dos planos voltados para a web.

TIM

A Tim reduziu os preços dos smartphones em até 40% com o objetivo de impulsionar as vendas no período. O recém-lançado Nokia Lumia 800, um dos destaques da operadora, está sendo vendido por R$ 1.499 nas lojas da empresa. Outro aparelho bastante procurado pelos clientes é o Galaxy S II, que passa a custar R$ 1.649 na promoção.

A queda de preços tem como estratégia incentivar o acesso à web pelos aparelhos móveis. Em 2011, a Tim fechou o ano com 27% de inserção de smartphones e webphones em cima do seu total de clientes.
40% foi a queda do preço de smartphones promovida pela Tim, que, assim como outras operadoras, adotou várias ações para atrair clientes.

CLARO

A Claro também apostou na baixa de preços dos celulares para o Dia das Mães. Entre os mais procurados, se destacam o iPhone 4 de 8GB, por R$ 849, adquirindo o plano de 600KBS. Já a versão 3GS de 8GB está sendo vendida por R$ 1.079 no plano ilimitado.

OI

A OI investiu em lançamentos de novos planos, como o “OI Smartphone”, com serviços de voz e dados SMS ilimitados. Com a novidade, a operadora disponibiliza aparelhos com descontos, podendo ser retirados até mesmo gratuitamente.

A OI tem também como estratégia a distribuição de tablets por meio do programa OI Pontos.
A partir de 3.700 pontos, o cliente poderá resgatar, com desconto, um dos modelos de eletrônicos disponíveis no site http://www.oi.com.br/oipontos.


VIVO

Já operadora de telefonia Vivo aproveitou a data para lançar combos através dos quais os clientes são contemplados com um celular gratuito.

É o caso do Plano Smartphone 60 limitado, que conta com duas linhas, no valor de R$ 79 mensais cada uma, enquanto o consumidor recebe dois aparelhos celulares com acesso à internet, sem pagar qualquer valor pela compra.

Rumores de demissão na TIM derrubam ações da empresa

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Os papéis da TIM Part lideram o índice de maiores baixas da Bovespa

As ações da TIM Part estão liderando o índice de maiores baixas da BM&FBovespa nesta quinta-feira — às 14h24 a ação ON estava valendo R$ 10,63, queda de 6,01% –, possivelmente devido aos rumores de que haverá mudança no comando da operadora no Brasil. A notícia sobre a saída de Luca Luciani foi publicada pelo jornalista Lauro Jardim, no blog Radar On-Line da Revista Veja. (O Portal #Minha Operadora publicou uma matéria com a informação. [Para ler clique aqui]). Conforme a notícia, a decisão já teria sido tomada pelo conselho de administração da Telecom Italia, que teria escolhido o atual diretor-financeiro da TI, Andrea Mangoni, para comandar a TIM Brasil.

Inscritos em estágio na Tim bate recorde

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Quase 17 mil candidatos a 123 vagas na operadora

O número de inscritos na edição 2012 do programa “Estágio Sem Fronteiras”, da operadora de celular Tim, foi recorde em comparação aos últimos anos. Quase 17 mil candidatos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará e Pernambuco estão concorrendo a 123 vagas na operadora, quantidade 40% superior à registrada na edição de 2011.

No fim das contas, a relação candidato/vaga ficou em 137/1, o que supera a média de vestibulares para carreiras historicamente concorridas em muitas universidades, como Medicina e Direito. 

Segundo a empresa, o alto percentual de efetivação dos estagiários, os benefícios oferecidos e o bom momento da TIM – que há dois anos é a operadora que mais cresce no mercado de telefonia móvel brasileiro – são os principais fatores para o resultado conquistado nas inscrições.

Vivo participa de campanha contra a Gripe

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O secretário de Saúde de Goiás, Antonio Faleiros Filho, lança amanhã, às 9 horas, no gabinete da secretaria, a Campanha de Vacinação contra Influenza. Na oportunidade, Faleiros assina termo de cooperação com a operadora Vivo, para o envio de torpedos SMS gratuitos no ano de 2012 referentes às campanhas institucionais de vacinação contra a influenza, poliomielite, pentavalente e hepatite B, dando continuidade à parceria que existe entre a SES e a operadora de telefonia móvel desde 2010. A campanha nacional de vacinação contra a inluenza que começa neste sábado, dia 5, e vai até o dia 25 deste mês, em todo o Estado.

Estados Unidos e União Europeia questionam leilão do 4G no Brasil

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O mercado de telecomunicações sempre foi muito lucrativo no Brasil. É lucrativo tanto para as operadoras quanto para o governo: a tonelada de impostos que se paga em cada ligação é muito cara. Em vista da chegada da próxima geração de redes móveis, a OMC (Organização Mundial do Comércio) decidiu questionar o leilão que será feito em junho para as licenças de operação em 4G.

O motivo é o acesso estrangeiro ao mercado de telefonia. No edital do leilão que acontece em junho, a Tia Ana (apelido que dou para a Anatel) estabeleceu uma exigência de conteúdo nacional mínimo de 60%. Por conteúdo nacional, entenda sistemas e equipamentos.

Alguns dos compromissos para quem comprar as licenças

Não apenas isso, os estados se queixam também quanto à adoção da frequência de 450 MHz, que está sendo destinada para a comunicação rural. Por se tratar de uma frequência sequer homologada pelos órgãos reguladores do 4G, a reclamação se dá pelo fato de criar uma solução muito localizada, dificultando também a produção de equipamentos.

Os Estados Unidos e a Europa já se manifestaram negativamente sobre o assunto e irão levar o assunto para a próxima reunião com a Organização Mundial do Comércio.

Todo esse julgamento faz sentido: as principais operadoras de celular existentes no Brasil possuem capital estrangeiro no meio. A TIM é italiana; a Claro, mexicana; a Vivo é espanhola e a Oi tem mais de 20% de participação portuguesa.

O leilão dos 2,5 GHz, frequência do 4G brasileiro, deve tirar boas fortunas das operadoras. Especula-se que os preços mínimos da licitação cheguem a R$ 3,8 bilhões. Isso representa um aumento de quase 15% em relação ao leilão feito em dezembro de 2007, que teve o preço mínimo de R$ 2,7 bilhões, com valor final de R$ 5 bilhões.

Presidente da TIM no Brasil, Luca Luciani deve ser demitido

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Luca Luciani é presidente da TIM Brasil desde 2009
O colunista da Veja Lauro Jardim noticiou, hoje, que a TIM já decidiu pela demissão de seu presidente no Brasil, o executivo italiano Luca Luciani. Segundo Jardim, a demissão pode ser anunciada ainda hoje ou, no máximo, nos próximos dias.

Luciani é investigado na Itália por uma suposta participação num esquema de falsificação de chips de telefones pré-pagos. A promotoria pública de Milão acusa a empresa de telefonia de falsificar chips para aumentar artificialmente sua participação de mercado na Europa. Luciani já vivia no Brasil quando as supostas falsificações ocorreram. Mesmo assim, seu nome é citado pelos promotores italianos, que acusam Luciani de prestar falso testemunho à Justiça italiana e de crime de obstrução de autoridades regulatórias.

De acordo com Jardim, o Conselho de Administração da companhia na Itália decidiu hoje demitir Luciani. Andrea Mangoni, atual diretor-financeiro da TIM na Itália, será nomeado presidente da divisão brasileira, diz Lauro.

Procurada, a assessoria da TIM não confirma a saída de Luciani da presidência da operadora e diz que o executivo atua normalmente no país, uma vez que não recebeu nenhuma notificação da unidade italiana.

O executivo preside a TIM Brasil desde janeiro de 2009 e foi responsável pelo crescimento da operadora no país nos últimos três anos. Além da TIM, Luciani trabalhou para a Procter & Gamble e para o Grupo Enel, na Itália. De acordo com Lauro Jardim, da Veja, o substituto de Luciani no Brasil será Andrea Mangoni, atual diretor-financeiro da Telecom Italia.

Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert estrelam campanha da Claro para o Dia das Mães

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A Claro traz um dos casais mais modernos da TV brasileira para sua campanha para o Dia das Mães. Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert, pais de gêmios, são as estrelas do filme que estreou esta semana e ilustra como a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. O roteiro mostra como a presença do casal de celebridades na escola dos filhos causa euforia entre os fãs e é rapidamente difundida nas redes sociais, com um desfecho surpreendente e bem humorado. Ao reproduzir a velocidade com que a notícia se espalha e a quantidade de pessoas que compartilham o episódio, a marca Claro reforça seus atributos de conectividade, velocidade e acessibilidade. O filme ainda traz as ofertas da operadora para a data.

Com essa campanha, desenvolvida pela Ogilvy & Mather, a Claro quer mostrar que todos podem compartilhar o agora com muito mais rapidez, graças ao 3GMax, a tecnologia que está presente em 100% da rede da operadora e que permite alta velocidade de transmissão de dados. E também que, além de poderem falar e mandar torpedos ilimitados, agora têm acesso à internet ilimitada na velocidade 3GMax, sem pagar nada a mais por isso.

O filme de 30 segundos já está sendo veiculado em TV aberta, TV fechada e internet. A campanha ainda conta com anúncios em revista, jornal e spots de rádio.