16/12/2025
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Claro inicia cadastramento para a venda de Samsung Galaxy SIII

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O aparelho chega às lojas da companhia no início de junho


A operadora Claro iniciou, nesta quinta-feira (24), o cadastramento de clientes para o recebimento de informações sobre o lançamento do Samsung Galaxy SIII. O aparelho chega às lojas da companhia no início de junho.

O smartphone permite o compartilhamento de arquivos de forma rápida e a visualização de vídeos na mesma tela em que são utilizadas outras funções, possui o sistema operacional Android 4.0 e tela de alta definição HD AMOLED com 4,8″. 

O cadastro pode ser feito por meio da página da operadora: www.claro.com.br.

Oi recebe multas de R$ 70,8 milhões da Anatel

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Dois processos foram julgados hoje contra a Brasil Telecom e a Telemar


O conselho diretor da Anatel decidiu hoje, por unanimidade, manter duas multas contra a Oi, que somadas ultrapassam R$ 70,8 milhões. Os dois processos unificam centenas de Pados (Procedimentos de Apuração de Descumprimento de Obrigações) referentes a descumprimentos de metas de qualidade da Brasil Telecom e de universalização da telefonia fixa da Telemar.

As multas para a BrT somaram R$ 29,4 milhões e para a Telemar R$ 41,4 milhões. O conselho diretor negou também o pedido de manutenção de sigilo feito pela operadora, por ele ser “muito genérico”, mas repassou para a área técnica a decisão de manter algum documento sob sigilo, caso alguém queira ter acesso aos processos.

Teles querem redução de impostos para “voltar a crescer”

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O mercado de telecomunicações no país está saturado e não há mais espaço para crescer. A única alternativa é baixar o custo dos serviços por meio da redução de tributos, dizem executivos do setor presentes à Rio Investors Day.

Para Carlos Raimar, diretor de Relações com Investidores da Vivo, a carga de impostos chega a 40% no Brasil e impede uma expansão do setor, que representa 3,9% do PIB, percentual que tende se manter estável nos próximos anos. “Chegamos a um teto. Não há mais para onde crescer”, disse.

Rogério Tostes, que ocupa o mesmo cargo na TIM, diz que essa limitação ocorre principalmente em voz e que o brasileiro “fala pouco” em razão do custo do serviço.

Já o Alex Zornig, diretor financeiro da Oi, disse que a redução de impostos é “o que fará o mercado voltar a crescer”. Os três se mostram satisfeitos com o recente movimento do governo que estuda alternativas para reduzir tributos sobre a conta de telefone.

Outro problema enfrentado pelo setor, dizem, é restrição de mão de obra principalmente de engenheiros e em nível técnico, segundo os executivos.

Raimar, da Vivo, afirmou que a crise na Europa tem se revelado uma oportunidade para recrutar mão de obra qualificada, em especial engenheiro. “Estamos aproveitando mão de obra disponível na Ibéria. A empresa se beneficia, diz, por ter um controlador espanhol: a Telefonica. A TIM tem como sua dona a Telecom Itália. Já a Portugal Telecom integra o bloco de controle da Oi.

Oi TV faz campanha para divulgar gratuidade no Premiere FC com foco no Brasileirão

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A Oi TV lança campanha publicitária para divulgar nova oferta, que garante dois meses grátis do Premiere FC, para quem contratar o canal, aproveitando o início do Brasileirão. Entre os destaques da campanha está um filme que se passa num estádio de futebol lotado em que, em vez de jogadores, estão personagens de filmes famosos. O roteiro da peça publicitária reforça a grade de programação da Oi TV, que tem o pacote de entrada mais completo do mercado. São mais de 40 canais pagos de esportes, filmes, series, desenhos, notícias e documentários. A nova oferta, que garante dois meses gratuitos do Premiere FC, está disponível para clientes novos e atuais da Oi TV, até 30 de junho. Após o período de gratuidade, a mensalidade do Premiere FC custa R$ 62,90 (dois campeonatos) e R$ 76,90 (três campeonatos). A Oi TV está disponível para contratação com pacotes a partir de R$ 29,90 por mês, nos três primeiros meses, para quem tem ou assinar o Oi Velox.

Como primeira empresa de telefonia quadri-play do Brasil, a Oi oferece serviços integrados de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e TV por assinatura. A Oi TV foi a que mais cresceu no primeiro trimestre de 2012, entre as concorrentes do mercado, segundo dados da Anatel. O resultado reflete o bom desempenho das ofertas de serviços integrados da companhia, que garantem mais economia e comodidade para os clientes.

Oi está dentro do leilão de 4G

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A Oi pretende participar do leilão de 4G, programado para junho pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), disse o diretor financeiro da empresa, Alex Zornig, nesta terça-feira. “O que falta é definir como vamos entrar e quanto”, disse ele a jornalistas.

Segundo Zornig, alguns detalhes sobre o edital do leilão 4G ainda não estão muito claros e a empresa aguarda mais esclarecimentos para definir a forma de atuação no certame.

“A gente sempre está presente em qualquer leilão, mas precisa ver as regras. Tem algumas coisas que não estão claras, como as garantias. O edital está meio confuso. E também como fica a história do espectro nas capitais”, disse Zornig, ressaltando que a empresa já demandou mais esclarecimentos à Anatel, com as demais grandes operadoras.

Ao ser questionado se a Oi estaria mais otimista largando na frente ao antecipar a participação no leilão, Zornig declarou “que os concorrentes estão jogando o jogo e estão na defesa”.

Zornig, da Oi, também afirmou que nos próximos meses a operadora fará uma diversificação de seus negócios. Segundo ele, essa diversificação não significa a compra de uma nova operadora, mas afirmou que ela tem a ver com uma maior verticalização da companhia.

“Não posso falar, porque isso é estratégico, mas tem coisas na ponta que dá para comprar… Pode ser um fornecedor ou uma cadeia”, disse o executivo. “Telecomunicações hoje não é só vender telefone. É conteúdo, instalar equipamentos e outros. É verticalizar o processo.”


TIM

Já para Rogério Tostes, diretor da TIM, o momento não é oportuno para realizar a oferta, já que só 15% da base de clientes de telefonia móvel está coberta pelo 3G.

Operadora resolve problema que fez cidade em MS ficar 2 dias sem celular

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Os moradores de Corguinho, interior de MS, distante 99 km de Campo Grande, ficaram pouco mais de dois dias e meio sem sinal de celular até a tarde desta terça-feira (22). O problema foi constatado no fim de semana por usuários da Vivo, única operadora que atende no município, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em nota enviada ao Portal #Minha Operadora, a assessoria de comunicação da Vivo informou que o serviço da tecnologia GSM começou a apresentar falhas na madrugada de domingo (20).

Conforme o comunicado da operadora, o problema ocorreu “em razão de falha na programação da estação rádio base instalada na cidade e na central da empresa, localizada em Campo Grande”.

Ainda de acordo com a Vivo, o reparo foi realizado e o serviço foi reestabelecido às 14h50 (horário de MS) desta terça-feira (22).

Net diz que é possível garantir parâmetros de qualidade em redes WiFi

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A operadora brasileira Net apresentou nesta terça, 22, na Cable 2012, o principal evento norte-americano de TV por assinatura, algumas das lições já aprendidas pela empresa com a implementação de sua rede pública de WiFi, disponível a seus assinantes e que em breve deverá também estar acessível a clientes da Claro e da Embratel. Segundo Hugo Ramos, engenheiro responsável pelo projeto e que fez a apresentação na Cable 2012, ao contrário do que as primeiras experiências internacionais constataram, é possível assegurar ao usuários destas redes WiFi parâmetros de qualidade. “Não estamos falando de qualidade do sinal, mas de experiência do usuário”, disse ele. A Net desenvolveu a sua própria metodologia para calcular esses parâmetros de qualidade e descobriu alguns aspectos interessantes. Por exemplo, que para smartphones, a distância entre o usuário e o hotspot não deve ser superior a 140 metros para assegurar o mínimo de qualidade. Essa distância é maior para tablets (215 metros) e mais ainda para notebooks (cerca de 250 metros). “Em muitos casos, o usuário até consegue se conectar à rede mas não navega”, explicou. Para ele, a rede WiFi já é tecnologicamente madura, mas prestar o serviço com qualidade não é tão trivial. “É possível tomar algumas providências para contornar essa queda na qualidade”, disse.

A posição da Net contrasta com a experiência de muitos operadores norte-americanos que alegam que as redes WiFi são redes complementares em que vale a regra do melhor esforço. Ou seja, uma vez colocadas, é difícil controlar a qualidade do serviço dada a quantidade de variáveis que precisam ser gerenciadas. Para a Net, de fato não se tem o mesmo controle das redes de acesso fixas, mas com os parâmetros certos é possível garantir uma boa experiência aos usuários.

A Net não apresentou publicamente seus dados de hotspots nem base de clientes, até porque o serviço ainda não é difundido comercialmente e ainda está em fase de implementação semi-experimental. Segundo apuramos, o plano é chegar ao final do ano com cerca de 5 mil hotspots nos 10 principais mercados da operadora.

Vem aí as novas operadoras de celular!

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Devem começar a operar ainda esse ano no Brasil as primeiras MNVO’s, sigla que corresponde em inglês a Mobile Virtual Network Operator, ou podemos ainda chamar apenas de operadoras móveis virtuais.

As MVNO’s foram regulamentadas no Brasil no final de 2009, e pelo menos 3 empresas devem entrar no mercado ainda esse ano, são elas: Sercomtel, Porto Seguro e Virgin Mobile.

No mundo existem cerca de 630 operadoras virtuais. Elas se diferenciam das operadoras tradicionais pelo fato de não possuírem rede própria, nem frequências, utilizando dessa forma a rede das operadoras tradicionais.

Na prática, um MVNO trata-se de uma empresa de qualquer setor que aluga a rede de uma operadora tradicional para oferecer serviços de telefonia móvel. Sendo assim, uma MVNO para existir depende dessa associação a uma operadora detentora de rede e frequência.

Geralmente as operadoras virtuais atuam em nichos de mercado pouco explorados ou mal servidos, onde as operadoras tradicionais não tenham uma atuação relevante, atingindo assim consumidores atraídos pela força de uma marca ou pelo foco dado a este determinado mercado.

Atualmente a telefonia móvel no Brasil é dominada por 4 gigantes: Vivo, Tim, Claro e Oi, que possuem estratégia e serviços parecidos, e disputam mercado sobretudo por preço, apesar do Brasil ainda possuir uma das tarifas de celular mais caras do mundo. Em contrapartida a competição por preço, por parte dos clientes é quase unânime as reclamações pelo atendimento e serviços prestados por elas.

A previsão é que até o final desse ano tenhamos mais três operadoras atuando no mercado, mas o que o consumidor ganha com isso?

Quanto maior a concorrência, melhor para o consumidor e isso não é novidade. Como essas operadoras, em sua maioria, atuam no atendimento a nichos específicos do mercado, acabam oferecendo serviços diferenciados em comparação as operadoras tradicionais.

Essas operadoras também tendem a focar no atendimento ao cliente, diferente do que se tem registrado no Brasil nos últimos anos, em que as pequenas tarifas geralmente veem acompanhadas por grandes problemas para o consumidor.

A expectativa é que com o ingresso dessas três operadoras ainda esse ano, todas as operadoras possam não só focar nas tarifas, como ocorre hoje, mas também nos quesitos qualidade de atendimento e serviços prestados, que há anos fazem com que as empresas de telefonia figurem entre as campeãs em reclamações pelos consumidores.


Oi pretende lançar a “Oi TV Livre”

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A operadora de TV por assinatura Oi TV e a Elsys firmaram uma parceria para apresentar um receptor de banda KU que possui canais abertos sem assinatura e a possibilidade de assinar conteúdos da Oi. O receptor, já disponível no Rio Grande do Sul, será agora lançado em Santa Catarina, no dia 23 de maio, em um evento voltado para lojistas e antenistas. 

O Brasil tem demonstrado um grande potencial de mercado de TV por Assinatura. O mercado de Santa Catariana apresentou grande crescimento nos últimos anos. Encerrou 2011 com 449 mil acessos, um crescimento de 25,7% em relação ao ano anterior. “O mercado de Santa Catarina vem apresentando grande crescimento nos últimos anos, se destacando no cenário brasileiro atual. Isto nos encoraja a apostar neste mercado e ter a Oi, que é líder do segmento, como parceira neste projeto, é muito positivo para nós”, declara Claudio Blatt, gerente geral da Elsys. 

O evento de lançamento será realizado em parceria com a Davesat e a Frequência Zero, distribuidores dos produtos Elsys. Aberto para os profissionais da área, lojistas e antenistas, será um evento gratuito que acontecerá em São José durante todo o dia 23 deste mês. As vagas são limitadas e a reserva deverá ser feita com os distribuidores parceiros. O consumidor que já quiser adquirir o receptor, o mesmo estará à disposição no mercado a partir das próximas semanas em lojas de antenas da região.

Vivo oferecerá Wi-Fi grátis em ônibus

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A Vivo oferecerá conexão à internet dentro dos ônibus de viagem da empresa Pássaro Marrom.

As pessoas podem usar tablets e smartphones mesmo com o veículo em movimento e a conexão é feita por meio da rede Wi-Fi.

No momento, este é um projeto piloto e somente o percurso entre São Paulo e São José de Campos (SP) contará com o serviço.

De acordo com a operadora, o enfoque está nos passageiros executivos e funcionários das empresas. A Vivo afirma que há o interesse em expandir o serviço para todas as rotas das transportadoras Pássaro Marrom e da Litorânea, porém não há prazo para isso acontecer.