30/04/2024

Anatel lança página sobre o leilão e a tecnologia 5G

Presidente da agência também gravou um depoimento explicando a chegada da conexão de nova geração no Brasil. Confira o vídeo.

Anatel lança página sobre o leilão e a tecnologia 5G

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o “Espaço 5G”, uma nova página na internet que reúne informações sobre o próximo leilão de frequências e o desenvolvimento da tecnologia 5G.

A ideia é que o novo site seja utilizado por consumidores, estudantes, profissionais ou empreendedores interessados no setor de telecomunicações e na conexão de nova geração.

O Espaço 5G é dividido em quatro tópicos, incluindo notícias sobre o tema, avanços tecnológicos, área de dúvidas e informações sobre a licitação de faixas.

Leonardo de Morais, presidente da Anatel, promete que o 5G irá remodelar a sociedade e os meios produtivos.

VIU ISSO?

–> Leilão do 5G poderá sofrer atraso e acabar ficando para julho

–> TCU recebe os estudos de leilão do 5G

–> Cerca de 90% do valor do leilão 5G será convertido em obrigações

“O próximo leilão de direito de uso de radiofrequência a ser promovido pela Agência significará novas perspectivas para o 5G e, por consequência, para o ecossistema digital brasileiro… a Anatel atualizou os requisitos técnicos para certificação e homologação de equipamentos de forma que as prestadoras já pudessem fazer o 5G com as faixas de radiofrequência já por elas detidas. Não obstante, este é apenas um primeiro passo”, afirmou Morais.

Ele gravou uma mensagem em vídeo explicando a chegada da nova tecnologia no Brasil.

O novo ambiente pode ser acessado diretamente no portal da agência reguladora.

Leilão do 5G

O leilão das radiofrequências nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz para o 5G está marcado para ocorrer no primeiro semestre deste ano.

A nova tecnologia permitirá a oferta de uma banda larga móvel avançada, com altas velocidades de download e upload; conexão com baixa latência e alta confiabilidade, para uso em carros autônomos, cirurgias remotas e controle industrial remoto; além da popularização massiva da Internet das Coisas (IoT).

A Anatel também lançou o vídeo explicativo abaixo sobre o 5G.

Com informações de Assessoria de Imprensa Anatel.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários