30/04/2024

Oi é investigada por suposta violação dos dados de seus usuários

Investigação foi instaurada pelo Senacom. Se condenada, a Oi terá que pagar R$ 9,7 milhões.




A operadora Oi está sendo investigada pelo pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). 


O processo foi instaurado para investigar se a Oi, em conjunto com uma empresa chama,da Barefruit, utilizou uma ferramenta com o intuito de coletar dados de usuários, um mapeamento do comportamento de navegação. 


Segundo  o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) há índicios que teria sido plantado um direcionamento de erro do servidor DNS (Domain Name System) não para uma página comum de erro  – como acontece em qualquer site – mas para o endereço específico: “dnserros.oi.com.br”. 

VIU ISSO?


O uso, assim como tantos outros casos já conhecidos de outras empresas, é para traçar o perfil dos usuários, com base em dado de navegação, uma forma de poder ser mais assertivo na hora de vender um produto.
O x da questão é que da forma como isso é feito acaba sendo uma violação dos direitos básicos do consumidor. O processo diz que a prática atinge até a proteção às informações mantidas por fornecedores em bancos de dados de consumidores e configuraria a prática de publicidade enganosa.


A operadora ainda será intimada para apresentar sua defesa. Caso seja condenada, a operadora poderia pagar  uma multa de até R$ 9,7 milhões, mesmo valor que que o Senacom aplicou à TIM por cobranças indevidas aos seus consumidores, realizado 2008 e 2015.

A Oi, em conjunto com a Tel Telemática, também está sendo processada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Itabuna, município do sul do estado da Bahia, por irregularidades trabalhistas realizadas ao longo dos anos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários