17/12/2025

Google vai desativar ferramenta que alertava sobre dados na dark web

Recurso será descontinuado em janeiro de 2026; segundo a empresa, relatório gerava pouco impacto prático para os usuários.

Salvar post
Imagem: Shutterstock/Reprodução

O Google vai suspender o funcionamento de um serviço que ajudava usuários a identificar se suas informações pessoais haviam parado na dark web. O recurso, que fazia parte do pacote de segurança da empresa, será totalmente descontinuado no início de 2026, de acordo com comunicado enviado aos usuários via e-mail.

A ferramenta foi criada com a promessa de monitorar dados sensíveis, como e-mails, telefones e até endereços completos, em páginas ocultas e fóruns de hackers. 

Quando encontrava algo relacionado ao usuário, emitia um alerta. A princípio, o recurso era exclusivo para assinantes do Google One, mas acabou sendo liberado para o público geral no ano seguinte.

Encerramento ocorrerá em duas etapas

De acordo com o cronograma divulgado, o relatório será retirado do ar no dia 15 de janeiro. Em seguida, em 16 de fevereiro, o Google vai apagar todos os dados associados ao serviço, eliminando qualquer vestígio de histórico dos monitoramentos anteriores.

A decisão, segundo a empresa, está relacionada à baixa aplicabilidade prática. Em outras palavras, embora o relatório conseguisse apontar que informações haviam vazado, ele não mostrava o que o usuário deveria fazer a partir daí. Na avaliação do Google, o sistema servia apenas como alerta, sem ações efetivas.

Foco muda para ferramentas com instruções mais claras

O Google informou que, com o fim do monitoramento da dark web, deve concentrar esforços em recursos com maior potencial de resposta. Entre os citados estão o Check-up de Segurança, o Gerenciador de Senhas e a verificação em duas etapas.

Outro destaque é o recurso “Resultados sobre você”, que permite ao usuário solicitar a remoção de dados pessoais que estejam disponíveis em resultados de busca, área onde a empresa afirma ter mais controle e capacidade de resposta.

Embora descontinue a função específica ligada à dark web, o Google diz manter o compromisso com a segurança digital. A retirada do serviço, segundo a empresa, é uma forma de reorganizar estratégias e oferecer ferramentas que realmente ajudem os usuários a se proteger.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários