
A Roblox, empresa com milhões de usuários apaixonados por games, trouxe a notícia que terá seu data center próprio no Brasil, e que as operações devem ter seu início em 2026.
O data center ficará localizado na cidade de São Paulo e, de acordo com a empresa, a plataforma terá seu data center de maior tecnologia. A divulgação do lançamento foi feita na Gamescom Latam 2025.
Objetivo: melhorar a experiência dos jogadores e criadores
O grande foco da nova infraestrutura é elevar o nível de experiência dos usuários e criadores brasileiros, visando assim a redução da latência, na geração de maior estabilidade das conexões e também na ampliação de capacidade na entrega de jogos, dando maior fidelidade gráfica e interatividade.
Para se ter ideia, o Brasil é o segundo maior país hoje no Roblox com usuários ativos. O crescimento dos últimos quatro anos foi de 183%, segundo as informações fornecidas pela própria empresa.
“Com hardware de ponta, estamos elevando o desempenho e a confiabilidade para nossos jogadores brasileiros e nos preparando para receber milhões a mais”, disse Jerret West, que é diretor executivo de marketing e o líder de expansão internacional da Roblox.
O novo data center criado será responsável por otimizar o desempenho nos mais diversos dispositivos, deixando o carregamento mais rápido, além de elevar o potencial de escalabilidade dos jogos criados por seus desenvolvedores locais. A empresa também garantiu que haverá melhorias na taxa de quadros, e também irá encurtar o tempo de resposta das sessões de gameplay.
Preços regionais e personalização
Fora o grande investimento feito na infraestrutura, a Roblox também fez outros movimentos para seguir em alta no Brasil. Por exemplo, um dos mais recentes foi a introdução dos Preços Regionais, que garante aos criadores oferecer valores diferenciados de acordo com a região dentro da plataforma, deixando os preços dos itens acessíveis de acordo com cada economia. Para este ano ainda, a empresa quer usar desta mesma técnica nos itens dos avatares.
De acordo com o manifesto de Matheus Vivian, do estúdio Hermit Crab, responsável por publicar os jogos do Roblox, a empresa agora quer ampliar o alcance dos jogos no Brasil: “Uma infraestrutura melhor significa tempos de carregamento mais rápidos, uma jogabilidade mais fluida e mais oportunidades para jogadores e criadores brasileiros”.
A companhia deixou claro que o novo data center será essencial para a expansão da base de criadores latino-americanos, que atualmente criam seus negócios rentáveis dentro da plataforma. Não foram informados os valores do investimento e nem mesmo as parcerias feitas.