20/06/2025

Efí Bank é credenciado ao Fust e vai financiar expansão da internet no país

Banco vai operar recursos do Fust para apoiar provedores regionais na expansão da conectividade em áreas com pouca cobertura de internet.

Salvar post

O banco digital Efí Bank foi credenciado como agente financeiro do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), que recebe a administração do Ministério das Comunicações. Com a permissão concedida, a instituição poderá operar recursos do fundo que é destinado à ampliação da conectividade nas áreas remotas, com difícil acesso à internet.

O banco Efí Bank, que foi fundado em 2007 em Ouro Preto (MG), se tornou um especialista em serviços financeiros, tendo como foco principal as empresas de pequeno e médio porte, que tem forte presença nos provedores regionais de internet.

Soluções do banco já são utilizadas por 60% dos ISPs do Brasil

De acordo com a instituição, atualmente em torno de 60% dos ISPs do Brasil usam suas soluções, tendo a antecipação de recebíveis, além de automação de cobrança e gestão financeira.

Ganhando o credenciamento, o banco entra então para a lista de operadores que estão autorizados a distribuir recursos do Fust, assim como também o BNDES, Finep, caixas econômicas e bancos de fomento.

A inclusão do banco digital tem como objetivo ampliar ainda mais as linhas de crédito, além de facilitar o acesso de pequenos provedores para que consigam financiar projetos de infraestrutura de redes e expansão de serviços prestados.

CEO do Efí destaca impacto positivo na inclusão digital do país

De acordo com Denis Silva, CEO do Efí Bank, com a nova função se ganha ainda mais apoio na cadeia de conectividade do país. “É uma oportunidade de ampliar nossa atuação junto aos provedores e contribuir para a expansão do acesso à informação e à educação”, disse.

Nascido após implementação de lei em 2000, o Fust tem como principal foco gerar o financiamento para universalização dos serviços de telecomunicações nas áreas de difícil conectividade, como áreas rurais.

A partir de 2021, quanto teve a regulamentação de sua função nos projetos, o programa conta com uma governança operacional de editais públicos e também agentes financeiros habilitados. Desta forma se visa acelerar o uso dos recursos acumulados dos últimos anos.

Vale destacar que já há alguns anos, os provedores regionais são os grandes protagonistas nos projetos de linhas de crédito ligadas ao Fust em serviços essenciais, como na expansão de fibra ótica, ou então em soluções de conectividade as áreas rurais e escolas de difícil acesso.

O ingresso de instituições que tem consolidação no setor, assim como o Efí Bank, promete facilitar ainda mais a adesão de novos programas, descentralizando a execução dos recursos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários