11/07/2024

FiBrasil anuncia novidade em telecom com APIs abertas do NOSSIS One

Implementação das OpenAPIs acelera onboarding de clientes e otimiza gestão de rede, elevando competitividade no mercado telecom.

A FiBrasil, empresa especializada em redes de fibra óptica FTTH neutras, adotou as APIs padronizadas do NOSSIS One da Open Labs, parte do Grupo Altice Labs. Isso resultou em redução significativa de tempo: o on-board de novos clientes passou de seis meses para apenas 20 dias e a atualização do inventário de rede agora leva apenas minutos, aumentando a taxa de sucesso na instalação de clientes finais para até 97%.

Atualmente, a FiBrasil oferece serviços de FTTH neutro em 140 cidades, abrangendo mais de 4,4 milhões de residências em 22 estados brasileiros. Atila Branco, CTIO da FiBrasil, destaca que as OpenAPIs do NOSSIS One foram essenciais para aprimorar a agilidade e eficiência operacional da empresa, mantendo sua competitividade no mercado.

“A implementação das OpenAPIs do NOSSIS One foi um divisor de águas para a FiBrasil. A agilidade e a eficiência operacional nos permitiram não apenas atender às expectativas de nossos tenants, mas superá-las constantemente. Essa solução tem sido fundamental para manter nossa vantagem competitiva no mercado.”

A FiBrasil adotou a Open Digital Architecture e OpenAPIs para gerenciar seus serviços de forma mais simples e rápida, melhorando a experiência de seus clientes. Essas APIs abertas promovem interoperabilidade, entrega ágil e suporte automatizado na provisão de serviços, facilitando o monitoramento da qualidade e a resolução de problemas.

Além disso, permitem que os clientes acessem portais de autoatendimento. Essas inovações foram destacadas no evento global DTW 2024 do TMForum, realizado na Dinamarca em 20 de junho.

Cleverson Novo, Diretor Presidente da Open Labs, enfatizou que a exposição das APIs abertas do NOSSIS One aos clientes da FiBrasil trouxe valor significativo, simplificando integrações complexas entre diferentes empresas através de modelos padronizados reconhecidos internacionalmente pelo TMForum no setor de telecomunicações.

“Normalmente, integrações sistêmicas são complexas, ainda mais entre companhias distintas, mas conseguimos ultrapassar esse desafio com a utilização de modelos padronizados de APIs, reconhecidos internacionalmente no segmento de telecomunicações pelo TMForum.”

A plataforma NOSSIS One, Full Stack OSS da Open Labs, inclui serviços como: Inventário, Assurance e Fulfillment. Para a FiBrasil, a solução foi disponibilizada em cloud, o que viabiliza a escalabilidade da operação.

A parceria entre a FiBrasil e a Open Labs, através da solução NOSSIS ONE, exemplifica o impacto positivo das APIs abertas no setor de telecomunicações. Com essa tecnologia, a FiBrasil afirma que conseguiu aumentar sua flexibilidade, eficiência e capacidade de inovação, garantindo uma operação mais eficaz e competitiva.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários