05/04/2024

TIM transforma suas lojas em locais seguros para mulheres em risco

Todas as 158 lojas próprias da operadora agora fazem parte do mapa de rotas seguras disponibilizado pelo Mulheres Positivas.

Nesta sexta-feira (08) foi o Dia Internacional da Mulher, e em parceria com o aplicativo Mulheres Positivas, a TIM informou que suas 158 lojas próprias passarão a ser pontos de referência para mulheres em situações de risco, oferecendo conexão a uma rede de apoio. O movimento é uma evolução do projeto Caminho Delas, que busca oferecer suporte no combate à violência contra a mulher.

As lojas da operadora passam a integrar o mapa de rotas seguras disponibilizado pelo Mulheres Positivas, plataforma de capacitação e promoção de desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres. O mapa mostra os caminhos pensados para as mulheres circularem com mais segurança nas ruas, a partir de dados inseridos pelas próprias usuárias e estatísticas geradas por Inteligência Artificial (IA).

Para oferecer esse suporte em suas lojas, a TIM promoveu o treinamento de 2 mil pessoas da equipe de vendas, que agora são capazes de mulheres que buscam suporte nos pontos de varejo em casos de assédio, violência física e outras situações de risco. No local, as vítimas têm a sua disposição um smartphone para conexão e uma cartilha com informações e contatos de diversos canais públicos e entidades para denúncia. O treinamento foi realizado pela consultoria Livre de Assédio.

Maria Antonietta Russo, VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM, alerta que “O combate à violência contra a mulher é urgente e não pode esperar. Por isso, estamos aliando o amplo alcance das nossas lojas próprias, o engajamento do nosso time de vendas e as possibilidades da tecnologia em prol dessa causa”.

“E queremos ir além para fazer a diferença na vida das mulheres: em breve, teremos vagas afirmativas para vítimas de violência, para que possam adquirir independência financeira para romper esse ciclo e transformar suas histórias”, completa.

A TIM, em parceria com o aplicativo Mulheres Positivas, lançou o piloto Caminho Delas, em outubro de 2023, em 11 lojas do Rio de Janeiro e São Paulo. Agora, chega a mais 147 lojas da operadora que estão distribuídas em 25 estados do Brasil. O plano da tele é replicar o projeto nos grandes eventos que patrocina, como o Rock in Rio, que passarão a ter pontos de apoio seguros para mulheres.

O Caminho Delas está disponível gratuitamente no app Mulheres Positivas, que acumula mais de 400 mil download. “A ideia é que elas levem cada vez mais informações para dentro do aplicativo e participem, de fato, da construção desse ‘Caminho’ seguro. Por isso, é essencial que o maior número de relatos seja registrado, assim, o mapeamento se tornará um aliado na luta contra a violência de gênero“, diz Saad.

Dentre os relatos de violência que chegam por meio dos lugares seguros do Caminho Delas, 52% se refere a roubos e furtos. Relatos de assédio moral representam 18%, assédio sexual, 16% e perseguição, 8%. Há ainda denúncias de feminicídio (4%) e de estupro (2%).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários