05/04/2024

Tecnologia: empresa lança bicicleta elétrica com conexão 5G e IA

Lançada pela Orbic, a e-bike é a primeira bicicleta elétrica com conexão 5G. E ainda com tecnologia IA para prevenção de acidentes e colisões.

A Orbic, uma empresa americana de dispositivos móveis, durante o Mobile World Congress, que aconteceu em Barcelona, lançou uma novidade para lá de curiosa: uma bicicleta capaz de conexão 5G. A e-bike ainda conta com tecnologia Inteligência Artificial (IA) para prevenção de acidentes e colisões.

Desenvolvida pela Verizon, é uma bicicleta elétrica que permite que os ciclistas se conectem para um “comunicação totalmente imersiva” e “ver onde seus amigos estão em tempo real” no visor. O equipamento conta com uma série de recursos, como rastreio via GPS, permitir que os condutores a bloqueie e desbloqueie remotamente, além de definir limites geográficos por meio de um app complementar e até façam com que ela sirva como um ponto de acesso móvel de alta velocidade durante os passeios.

Com a Inteligência Artificial (IA), a e-bike possui múltiplos sensores de câmera ADAS de 2 megapixels e 140 graus que monitora o tráfego, emite alertas sonoros quando alguém se aproxima demais e evita colisões. Além disso, ainda possui recursos visuais que aparecem em uma tela HD na parte dianteira. Outro detalhe é que, de acordo com a empresa, a tecnologia não deixa que o condutor acelere a bicicleta até que seja detectado o uso do capacete.

Na tela frontal, o usuário poderá ver o status da bateria, velocidade, distância percorrida, recursos de navegação. A câmera de 64 megapixels acoplada na parte da frente é um ponto interessante para que o proprietário da bicicleta 5G filme suas atividades sem precisar de um dispositivo a parte de filmagem. Entretanto, algumas funções não parecem ser funcionais, e até mesmo perigosas, como a câmera selfie de 8 polegadas que permite a realização de bate-papos e chamadas de vídeo.

A tecnologia do e-bike é alimentada por Android usando um chip Qualcomm octa-core, a assistência de pedal é de 45 km/h e bateria de tubo removível de 960 Wh. Na parte do quadro, há frenagem a disco, garfo de suspensão e descanso lateral.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários