27/04/2024

Setores de Tecnologia e Telecom cresceram no Brasil, diz IBGE

Novos dados do IBGE mostram como diversos setores da economia tem se comportado após a pandemia, incluindo o de telecom e tecnologia.

Em janeiro de 2024, o volume de serviços no Brasil registrou um crescimento de 0,7% em relação a dezembro de 2023, considerando os dados ajustados sazonalmente. Esse foi o terceiro aumento consecutivo do indicador, resultando em um ganho acumulado de 1,9% durante esse período.

Em comparação com fevereiro de 2020, pré-pandemia, o setor de serviços apresentou um aumento significativo de 13,5%, mas ainda se encontra 0,7% abaixo do pico observado em dezembro de 2022, de acordo com a série histórica. Esses dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 15 de março.

O aumento de 0,7% no volume de serviços de dezembro de 2023 para janeiro de 2024 foi impulsionado pelo desempenho positivo de quatro das cinco atividades investigadas. Notavelmente, o setor de informação e comunicação apresentou um crescimento de 1,5%, registrando o quarto resultado positivo consecutivo e acumulando um ganho de 3,8% durante esse período.

Em comparação com janeiro de 2023, o volume de negócios no setor de serviços cresceu 4,5% em janeiro de 2024. Este aumento ocorreu após um declínio de 1,9% no mês anterior. O crescimento observado neste mês foi generalizado entre as cinco áreas de divulgação consideradas e foi impulsionado pelo crescimento em 55,4% dos 166 tipos de serviços investigados.

Em outras palavras, uma variedade significativa de serviços contribuiu para o crescimento do setor, indicando uma melhoria nas atividades econômicas dentro do âmbito dos serviços durante este período específico.

Entre os diversos setores da economia, o setor de informação e comunicação registrou um crescimento significativo de 6,8% em termos de impacto positivo. Esse aumento foi impulsionado por diversos segmentos dentro desse setor.

Em primeiro lugar, destacou-se o aumento da receita proveniente das telecomunicações, incluindo serviços de telefonia móvel e fixa, internet banda larga, entre outros. Esse crescimento pode ser atribuído ao aumento da demanda por serviços de comunicação em meio ao avanço da digitalização e da conectividade.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários