05/04/2024

Sateliot planeja iniciar serviço comercial via satélite em 2024

Expectativa da empresa é conectar cerca de 7 milhões de dispositivos para Internet das Coisas (IoT) espalhados pelo mundo.

A Sateliot, startup espacial espanhola, está se preparando para entrar aumentar a constelação de satélite no espaço ainda este ano. A operadora, que já tem dois satélites de teste em órbita, informou que vai lançar quatro satélites comerciais de baixa órbita entre junho e setembro. Os equipamentos que serão lançados pela SpaceX vão conectar cerca de 7 milhões de dispositivos para Internet das Coisas (IoT) espalhados pelo mundo.

Com apenas quatro satélites, seremos capazes de faturar e entrar em operação comercial no segundo semestre deste ano“, disse o CEO e cofundador da Sateliot, Jaume Sanpera à Reuters nas instalações da empresa no noroeste da Espanha, onde seus satélites de pequeno porte são fabricados por um parceiro local.

Os dois satélites que a Sateliot já possui estão em baixa órbita terrestre para o 5G e para o IoT. Com o lançamento de mais quatro, a empresa entra na primeira etapa de sua constelação, totalizando seis satélites, o que também implica na abertura da fase comercial, que deve entrar em operação em 2024.

Jaume Sanpera contou que a empresa busca 100 milhões de euros junto a investidores de capital privado, fundos e bancos, para lançar 100 satélites do tamanho de um forno de microondas para a órbita da Terra. Ao todo, a constelação será formada por 250 satélites. A previsão é de que os lançamentos sejam concluídos entre 2027 e 2028.

“Estamos prontos para entrar em uma nova dimensão, tanto tecnologicamente quanto comercialmente. Estamos mais próximos de nos tornarmos a primeira constelação IoT operando mundialmente sob o padrão 5G. Vamos colocar a Espanha na vanguarda da revolução do Novo Espaço”, afirmou.

A Sateliot investiu cerca de 25 milhões de euros para desenvolver, construir e colocar em órbita, por meio da SpaceX, os dois satélites de teste e os quatro primeiros satélites comerciais. A empresa afirma que a tecnologia usada foi validada pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pelo 3GPP, organização responsável pela padronização de redes móveis.

A expectativa da empresa é de um faturamento recorrente na casa dos 187 milhões de euros em pedidos vinculativos assinados com 350 clientes em mais de 50 países. Seus clientes são, em sua maioria, de países com vastas áreas não cobertas por redes móveis, incluindo Canadá, Brasil, África do Sul, Indonésia e Austrália, disse Sanpera.

Fundada em 2018, a Sateliot tem como sócios as empresas Indra, Cellnex e Sepides. Recentemente, a startup levantou cerca de 13,5 milhões de euros em fundos para investir no projeto. Destes, 6 milhões vieram do Banco Santander, 5 milhões de títulos conversíveis e os 2,5 milhões são relativos a um empréstimo participativo da empresa pública Avançsa.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários