05/04/2024

Inmarsat e Aramco testarão rede marítima 5G pela primeira vez no mundo

Empresas assinaram um Memorando de Entendimento e vão testar a rede mesh 5G sobre a água no ambiente hostil do Golfo Pérsico.

A Inmarsat Maritime, uma empresa da Viasat, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Aramco, uma empresa global integrada de energia e produtos químicos com sede na Arábia Saudita, para realizar um teste de rede 5G “mesh”, com o intuito de fornecer conectividade de alta largura de banda para o trabalho offshore da Aramco no Golfo Pérsico.

O campo Hasbah está situado a aproximadamente 150 km a nordeste da cidade industrial de Jubail, no Golfo Pérsico. Fotografia: Aramco

O memorando de entendimento segue testes bem-sucedidos de rede externa em Rutland Water, Reino Unido, em fevereiro de 2024, que demonstraram propagação de sinal de onda milimétrica (mmWave) confiável e de alto rendimento sobre a água.

Mais testes da rede 5G de acesso integrado e backhaul (mIAB) da Inmarsat serão realizados sob as condições climáticas extremas do Golfo Pérsico ainda este ano, visando demonstrar a primeira implantação mundial de mIAB de longo alcance e alto rendimento sobre o mar – muito além do alcance máximo de um quilômetro anteriormente possível.

Se obtiverem sucesso nos testes, a tecnologia poderá ser usada pela Aramco para apoiar a otimização de operações offshore por meio da malha 5G e introduzir tecnologias, como manutenção remota inteligente e operações remotas, incluindo monitoramento e medição com sensores IoT, operações assistidas para funcionários equipados com fones de ouvido de realidade aumentada e outros recursos de segurança e proteção e potencial para economia de custos e uso eficiente de energia.

Ao estender a conectividade de alta velocidade aos nossos locais offshore remotos e difíceis por meio da tecnologia mesh 5G, pretendemos acelerar nossos planos para implantar casos de uso avançados sob a visão de transformação digital corporativa”, disse o vice-presidente de tecnologia digital e da informação da Aramco, Nabil Al- Nuaim.

Segundo a empresa, os navios que operam mais longe da costa poderão complementar a conectividade 5G terrestre com cobertura de satélite através do sistema de rede alfandegado da Inmarsat. “Nossas tecnologias fornecem os ingredientes para uma solução verdadeiramente personalizada, e nossa nova parceria com a Aramco é o exemplo mais recente disso”, disse Ben Palmer, presidente da Inmarsat Maritime.

“Esta nova tecnologia mesh 5G será um passo significativo para ajudar a Aramco a maximizar a eficiência do local, melhorar a sustentabilidade, proporcionar uma melhor experiência para a tripulação e proteger o negócio contra ataques cibernéticos.” “Ao combinar muitas tecnologias comprovadas em um ecossistema integrado, nossa rede interligada é uma solução única que pode atender a todas as demandas dos clientes – não importa quão desafiador seja o ambiente.”

A Inmarsat afirma que a tecnologia foi projetada para fornecer capacidades de comunicação de alta velocidade e, ao mesmo tempo, atender às demandas do clima da região – incluindo calor extremo, tempestades de areia, vento e evaporação de água – graças à maior confiabilidade do 5G em condições climáticas desafiadoras.

A infraestrutura terrestre avançada da Inmarsat Maritime oferece segurança cibernética e proteção de dados integrados. Os navios que operam mais longe da costa poderão complementar o 5G terrestre com cobertura de satélite, graças à solução de rede alfandegada da Inmarsat Maritime, que já está a bordo de mais de 14.000 navios em todo o mundo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários