05/04/2024

Avança processo de banimento do TikTok ou venda da ByteDance

Brigada travada pelos Estados Unidos contra a ByteDance e o TikTok tem tomado grandes proporções e a cada dia avança mais.

O Senado dos EUA está discutindo a possibilidade de realizar uma audiência pública sobre uma proposta de lei que visa banir ou obrigar a venda do TikTok no país. Essa decisão vem após legisladores receberem informações confidenciais de funcionários da inteligência nacional e do Departamento de Justiça dos EUA.

A Câmara dos Deputados dos EUA rapidamente apresentou e aprovou uma legislação que poderia potencialmente banir o TikTok do país, a menos que sua empresa-mãe chinesa, a ByteDance, venda a rede social para proprietários americanos. Agora, o projeto está sob análise do Senado e, eventualmente, deverá passar pela sanção do presidente Joe Biden.

A preocupação subjacente à proposta de legislação reflete tanto a perspectiva bipartidária, envolvendo democratas e republicanos, quanto a postura da administração Biden em relação aos riscos à segurança nacional associados à propriedade chinesa do TikTok e à potencial exploração de informações de cidadãos americanos.

O Senado dos EUA está considerando a realização de uma audiência pública para discutir um projeto de lei que propõe a proibição ou venda forçada do TikTok no país. No entanto, os senadores expressaram a necessidade de uma análise mais aprofundada do projeto, argumentando que a legislação deve abordar não apenas o TikTok, mas qualquer aplicativo estrangeiro de forma abrangente.

Eles também destacaram a importância de revisar as amplas preocupações abordadas na proposta atual. Parece que os senadores estão de acordo em que o processo precisa ser desacelerado em relação à aprovação rápida pela Câmara, mas ainda não divulgaram um cronograma para a ação.

Maria Cantwell, presidente do Comitê de Comércio, destacou a necessidade urgente de uma ferramenta para evitar atividades prejudiciais de atores estrangeiros aos cidadãos dos EUA. Ela afirmou que agirão prontamente nesse sentido. Cantwell também indicou que a presença do CEO do TikTok, Shou Zi ChewC, não é necessária na audiência, preferindo ouvir representantes que possam defender a plataforma.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários