05/04/2024

Anatel libera faixa 2,3 GHz para Brisanet no Nordeste

Operadora regional, a Brisanet, vai poder operar a faixa em carater secundário, assim como a companhia Claro.

A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, autorizou a empresa Brisanet a utilizar, em caráter secundário, um bloco da faixa de frequência de 2,3 GHz no Nordeste, que não possui ocupantes primários.

Essas subfaixas de frequências fazem parte de um leilão de radiofrequências que incluiu faixas como 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. No entanto, no bloco específico de 2350 – 2390 MHz, na região do Nordeste, não houve interessados em adquirir, deixando a faixa sem ocupantes primários.

Na mesma região, a Claro também possui acesso em caráter secundário à faixa de frequência mencionada. Ambas as operadoras, Brisanet e Claro, têm a autorização para utilizar esse espectro, mas é necessário que coordenem entre si a ocupação dessas frequências. Isso significa que precisam garantir que não haja interferências prejudiciais entre suas redes.

Segundo a Anatel, durante o processo de solicitação da Brisanet, foi identificado que outra empresa já tinha autorização para utilizar as mesmas frequências de forma secundária em alguns municípios. Portanto, a Brisanet declarou que irá coordenar previamente com essas outras empresas detentoras de autorização no momento do licenciamento das estações, a fim de evitar interferências prejudiciais.

A licença concedida à Brisanet é válida até março de 2029, especificamente para a frequência de 2.370 MHz. Isso significa que a empresa tem o direito de utilizar esse espectro de frequência até essa data, desde que respeite as condições e regulamentações estabelecidas pela agência de regulação.

É importante ressaltar que a Brisanet adquiriu espectro no leilão de 2021, incluindo frequências de 2,3 GHz para seu serviço primário. Agora, ela está expandindo para o mercado móvel, oferecendo 5G em 3,5 GHz e 4G em 2,3 GHz. O serviço já está disponível em 40 cidades.

Onde a Brisanet vai operar na nova faixa:

Abaiara/CE
Catunda/CE
Ibaretama/CE
Mulungu/CE
Quiterianópolis/CE
Morrinhos/CE
Potengi/CE
Itaporanga/PB
Ilha de Itamaracá/PE
Frutuoso Gomes/RN
Rafael Godeiro/RN
Major Sales/RN
Upanema/RN
Caraúbas/RN
Acari/RN
Francisco Dantas/RN
Messias Targino/RN
Olho-d’Água do Borges/RN
Riacho de Santana/RN
Senador Georgino Avelino/RN
Taipu/RN
Carnaubais/RN
Pilões/RN

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários