27/04/2024

Visa lança função de pagamento por aproximação em compras on-line

Inédito na América Latina, a nova função de pagamento da Visa pode concorrer com o Pix.

A Visa lançou na última quarta-feira (31), um recurso inédito que transforma o celular em maquininha para pagamento por aproximação em compras on-line. A novidade, que utiliza a tecnologia Tap to Own Device, promete revolucionar a maneira como os consumidores pagam por produtos em plataformas de e-commerce, possibilitando converter o celular em um terminal de pagamentos.

aproximacao-visa

Segundo informações, o recurso é compatível tanto com a modalidade crédito quanto débito, com a transação realizada diretamente no cartão físico que for aproximado na parte traseira do telefone, região em que está localizado o chip NFC. Isso deve aumentar a praticidade nas compras virtuais, mas com algumas restrições.

Em síntese, a funcionalidade atua da seguinte maneira: em plataformas compatíveis, o usuário pode optar pelo pagamento por aproximação no celular, assim basta ligar o NFC e encostar o cartão na traseira para concluir a transação — lembrando que é preciso ter limite ou saldo em conta disponível para que o pedido seja aprovado.

A função foi desenvolvida pela Visa em parceria com a Symbiotic, empresa da Costa Rica especializada em meios de pagamento sem contato. A Ingresse é a primeira empresa a adotar a solução na América Latina.

Apesar da inexistência de uma regra única, os bancos costumam limitar em R$ 200 compras através da opção Contactless, sendo preciso digitar a senha em valores que superiores a esse. A limitação é uma forma de evitar golpes.

Pagamento por aproximação cresce no Brasil

Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), informa que o uso do pagamento por aproximação passou de 9,4% em setembro de 2021 para 37,7% em setembro de 2022. Impulsionada no período da pandemia, a modalidade se destaca pela facilidade em pagamentos de pequeno valor no comércio presencial.

O recurso pode ser usado aproximando cartões compatíveis ou por meio de carteiras digitais como o Google Pay e Apple Pay. Neste caso, é preciso que o smartphone seja compatível com o NFC e tenha o cartão adicionado à conta.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários