26/04/2024

Belém terá novos ônibus com WiFi gratuito para os passageiros

O governador paraense visitou a fábrica em que os veículos serão montados. 300 novos coletivos também terão ar-condicionado e baixa emissão de poluentes.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e a vice-governadora Hana Ghassan (MDB), anunciaram a chegada de 300 novos ônibus que irão compor o sistema metropolitano de transporte de Belém, capital do Pará, aprimorando a infraestrutura das linhas com ampliação no número de veículos. Os coletivos foram adquiridos pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) com os descontos viabilizados pela gestão estadual.

Segundo informações, todas as unidades contam com ar-condicionado, acessibilidade para pessoas com deficiência, baixa emissão de poluentes e conectividade WiFi. Durante as viagens, os passageiros poderão aproveitar a internet gratuita para envio de mensagens em aplicativos como o WhatsApp e navegação nas redes sociais — para maior proteção e privacidade, é indicado usar uma rede VPN ao se conectar em WiFi públicos.

A cidade não é a primeira a oferecer essa conectividade para os munícipes que utilizam o transporte público. Em São Paulo, por exemplo, o recurso está presente há bastante tempo em alguns pontos de espera e nos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, por meio de um consórcio firmado com a BUS+.

Foco em sustentabilidade

Helder Barbalho e Hana Ghassan visitaram a fábrica da CAIO, em Botucatu, no interior de São Paulo, onde os ônibus serão montados. Barbalho explica que a frota será composta tão por modelos a combustão quanto elétricos, iniciativa que visa reduzir no estado a emissão de gases prejudiciais à atmosfera por meio de incentivos estaduais.

Os 300 ônibus serão entregues ainda no 1º semestre deste ano, porém não há informações sobre a data exata em que a capital receberá os automóveis. Para segurança, o projeto ainda inclui um botão do pânico que pode ser usado pelo motorista em emergências, avisando diretamente a Central da Polícia Militar.

“No primeiro semestre, 300 novos ônibus estão chegando para o sistema metropolitano e, em seguida, no segundo semestre, os ônibus elétricos para o sistema BRT, que se juntarão com as obras que também estarão ficando prontas”, detalhou o governador.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários