18/04/2024

Algar Telecom faz acordo com a Sparkle e cede direito de uso do cabo Monet

Com o acordo, a Sparkle passa a ter cinco rotas submarinas entre a América do Norte e Centro-Sul, e continua expandindo sua rede americana.

Nesta quarta-feira (28), a Algar Telecom informou que assinou um acordo com a Sparkle, prestadora de serviços internacionais da Itália, controlada pelo Grupo TIM (antiga Telecom Italia), que por sua vez é controladora da TIM Brasil, e cedeu o direito de uso de sua parcela no cabo submarino de fibra óptica Monet pelos próximos 18 anos.

A operação do cabo Monet, que se estende por 10.556 km, começou em 2018 ao ligar o Brasil aos Estados Unidos, com saída de Santos (SP), atravessando Fortaleza (CE) e chegando à Flórida, na cidade Boca Raton (EUA). Ele facilitou o início da atuação da Algar Telecom no Nordeste ao permitir acesso ao tráfego internacional de dados com menor latência e custo.

Em comunicado, a Algar afirmou que com acordo “potencializa o uso dos seus ativos” e confere à operadora acesso potencial à rede de cabos da Sparkle, com chegada em novos pontos, “gerando valor ao negócio e seus acionistas”.

A transferência de uso e controle da capacidade do par de fibras da Algar começou em dezembro de 2023 e tem previsão de atingir 100% até o final de março de 2024. A operação, bem como investimentos futuros e gestão de equipamentos, passa a ser da Sparkle durante o prazo do contrato.

Com o acordo, a Sparkle passa a ter cinco rotas submarinas entre a América do Norte e Centro-Sul, e continua expandindo sua rede americana, que agora conta com 56 pontos de presença nos EUA, Argentina, Chile, Colômbia, Panamá, Peru e Venezuela, presença “capilar” no Brasil e um hub de conectividade no Panamá. Além disso, ainda conta com as três “rodovias digitais” submarinas construídas mais recentemente: Monet e Seabras-1, no Atlântico, e Curie, no Pacífico.

Já a Algar Telecom passa a ter acesso potencial à rede de cabos da Sparkle, com possibilidade de ampliação de sua presença física. Além disso, a empresa mineira também terá capacidade necessária no Monet para atender seus objetivos estratégicos atuais e de longo prazo, por meio de um contrato de prestação de serviços.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários