26/04/2024

BNDES vai financiar R$ 32 milhões para Coprel Telecom levar banda larga ao RS

Investimento do Governo Federal está financiando banda larga que vai levar conectividade para o interior do estado.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou hoje, 15 de janeiro, a aprovação de um financiamento no valor de R$ 32 milhões destinado à Coprel Telecom, provedora de serviços de Internet e telefonia. Esse investimento tem como objetivo viabilizar a expansão da infraestrutura de conexão de Internet banda larga em áreas rurais do Rio Grande do Sul.

Banda larga

No âmbito desse projeto, 24 escolas públicas e cerca de duas mil residências no estado serão beneficiadas com acesso à conectividade. Os recursos para essa iniciativa provêm do Fundo de Universalização dos Serviços de Comunicação (Fust), no qual o BNDES atua como agente financeiro.

A Coprel Telecom utilizará os fundos para a construção de 410 quilômetros de rede de fibra óptica destinados às escolas, além de outros 82 quilômetros de rede de alta capacidade. Adicionalmente, será estabelecida a ligação entre o núcleo da rede e as sub-redes periféricas, ampliando assim a cobertura de serviços de Internet em áreas até então carentes desse tipo de infraestrutura.

Conforme divulgado pelo banco, o projeto inclui a implementação de infraestrutura interna de Internet em mais 34 instituições de ensino, além das 24 já mencionadas. Essa iniciativa visa beneficiar um total de 4.726 alunos distribuídos em 33 municípios do Rio Grande do Sul.

Conforme dados registrados no banco de informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Coprel Telecom contabilizou um total de 47 mil acessos de banda larga fixa no estado do Rio Grande do Sul até novembro de 2023.

Em comunicado, José Luis Gordon, diretor de desenvolvimento produtivo, inovação e comércio exterior do BNDES, destacou que, por meio dos recursos provenientes do Fundo de Fust, o apoio concedido à Coprel Telecom visa impulsionar a expansão dos serviços de internet de alta velocidade para os produtores rurais. Além disso, a iniciativa busca proporcionar conectividade para mais de 4.700 alunos, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento econômico e social na região central do Estado do Rio Grande do Sul.

Gordon ressaltou que a operação segue as diretrizes estabelecidas pelo Programa BNDES Fust, com o custo financeiro baseado na Taxa Referencial (TR), acrescido da remuneração do banco. Devido à natureza social do projeto, iniciativas que incluem unidades de ensino em sua estratégia de expansão apresentam condições mais atrativas para os beneficiários dos recursos, conforme explicado pela instituição financeira. É importante observar que os recursos do Fust foram liberados para projetos a partir do ano de 2023.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários