29/04/2024

TSE pede para que a Meta identifique conteúdos gerados por IA

Representantes da empresa Meta se reuniram com representantes do TSE para discutir questões ligadas a conteúdos de IA.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se reuniu nesta terça-feira (12) com representantes da Meta para discutir as ferramentas empregadas pela plataforma digital no monitoramento de inteligência artificial nas redes sociais da empresa, como Facebook, Instagram, WhatsApp e Thread. O foco principal do encontro foi a utilização dessas ferramentas durante o processo eleitoral.

AI

Durante a reunião, o ministro destacou a importância de garantir a transparência aos usuários, permitindo que saibam se o conteúdo que estão consumindo foi manipulado ou não. Ele enfatizou a necessidade de a tecnologia desempenhar um papel na criação de marcadores que informem aos usuários sobre a autenticidade do conteúdo. Além disso, ressaltou que para assegurar essa transparência e identificação, é fundamental detectar as pessoas responsáveis por compartilhar conteúdo manipulado.

“De alguma forma, o usuário tem que saber se o conteúdo que está consumindo na plataforma foi ou não manipulado. A tecnologia tem de nos ajudar a criar esse marcador. Isso seria transparência. Agora, para garantir a transparência e identificação, precisamos detectar as pessoas que estão compartilhando esse tipo conteúdo”.

No encontro participaram representantes da empresa Meta, incluindo Rodrigo Ruf, gerente jurídico; Diego Spínola, diretor jurídico da plataforma; Murillo Laranjeiras, diretor de políticas públicas; e Paula Breim, gerente jurídica. Da Justiça Eleitoral, estiveram presentes Júlio Valente, secretário de Tecnologia da Informação; Rogério Galloro, diretor-geral do TSE; Cleso Fonseca, assessor-chefe do Gabinete da Presidência do Tribunal; e José Fernando Chuy, assessor especial de Enfrentamento à Desinformação.

Em comunicado, a Meta enfatizou a colaboração com as autoridades e reiterou seu compromisso de continuar colaborando com a Justiça Eleitoral. A empresa destacou seu constante diálogo com autoridades e governos em todo o mundo.

A reunião com o TSE foi descrita como um momento valioso de troca de ideias, no qual a Meta compartilhou sua abordagem para o desenvolvimento ético, responsável e seguro de inteligência artificial. A nota ressaltou que os potenciais riscos de IA observados atualmente estão em grande parte abordados pelas políticas existentes da Meta, especialmente aquelas relacionadas ao comportamento dos usuários de seus aplicativos.

ViaTSE
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários