28/04/2024

Rede Minas moderniza parque tecnológico para usar multiprogramação na TV Digital

Novo equipamento vai melhorar a funcionalidade do controle mestre da rede, e permitir a veiculação em mais de um subcanal.

A Rede Minas iniciou seu processo de modernização para que a população possa usufruir de todos os benefícios da TV digital. Com o sinal analógico sendo deixado para trás, as emissoras brasileiras estão na corrida para se adequar à nova tecnologia que garante qualidade de áudio e vídeo.

Com a aquisição de um novo equipamento, a rede de televisão vai melhorar a funcionalidade do controle mestre, que vai permitir, também, a veiculação em mais de um subcanal, chamada de multiprogramação, um recurso da TV digital que permite a um mesmo canal transmitir programações simultâneas em até quatro faixas de programação.

Para nível de entendimento, o conteúdo produzido em uma emissora tem um destino, que é a central de controle de exibição, também conhecida como mestre, que recebe os conteúdos produzidos pela TV, gerencia a grade programação e envia para as torres de transmissão, permitindo a chegada do sinal ao telespectador.

Todo o processo era feito quase manualmente, sem nenhum tipo de automatismo. Agora é substituído por um sistema de automação moderno que torna a exibição em multiprogramação mais simples. Uma substituição que permite a melhora do tráfego de mídias, a ampliação da multiprogramação da Rede Minas, entre outros benefícios.

A multiprogramação ainda é novidade no país. São poucas as emissoras que oferecem conteúdos diversos e simultâneos com uma tecnologia que só é possível com o sinal digital. A Rede Minas já deu início às transmissões em multiprogramação.

Além das atrações conhecidas pelo grande público, em um dos três subcanais da emissora pública mineira o telespectador confere uma programação dedicada, exclusivamente, à educação. São aulas e programas produzidos pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) exibidos na TV aberta, durante 24 horas, para estudantes e professores. Novos formatos estão sendo planejados para compor a multiprogramação.

Como sintonizar

A Rede Minas está no ar no canal 9; Claro TV (Net) 20 e Claro TV HD (Net) 520; Oi Fibra 9; Vivo 508; e através do satélite StarOne D2 para a América Latina. Para saber mais e como sintonizar o canal “Educa 1”, basta acessar o site da emissora.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários