26/04/2024

Prefeitura inaugura sistema de internet da Starlink em Porto Walter

Comunidade é a primeira localidade rural do município do Alto Rio Juruá a ter acesso à rede mundial de computadores por meio da Starlink.

No último domingo (03), a prefeitura de Porto Walter inaugurou na Escola São Francisco das Chagas, na Comunidade Iracema, no Rio Ouro Preto, o sistema de internet via satélite da Starlink. Com a iniciativa, os ribeirinhos passam a ter conectividade na comunidade, se tornando a primeira localidade rural do município do Alto Rio Juruá a ter acesso à rede mundial de computadores por meio da empresa de Elon Musk.

Com o sistema de internet, cerca de 30 famílias estão sendo beneficiadas, proporcionando-lhes não apenas acesso à tecnologia, mas também encurtando distâncias e promovendo inclusão social e digital. Outras 22 localidades rurais dispõem de acesso, mas com outro tipo de conexão e programa.

A chegada da Starlink em Porto Walter representa um avanço significativo para a comunidade, abrindo novas possibilidades e oportunidades em termos de educação, comunicação e desenvolvimento social.

O prefeito César Andrade expressou sua alegria com a novidade e enfatiza o objetivo de garantir acesso à internet mesmo para aqueles que vivem distantes da cidade. “Nosso objetivo foi garantir acesso à internet para encurtar distâncias, proporcionando acesso às tecnologias e mídias digitais, mesmo para quem vive distante da cidade. É uma alegria poder vir mais uma vez no Rio Ouro Preto com essa grande novidade, que é a inclusão social e digital com o que há de mais moderno”, disse.

A professora Erismar destaca que o acesso à internet agrega valor educacional, social e facilita o dia a dia de quem mora na localidade.

“A iniciativa da gestão de trazer inovações tecnológicas para quem mora na floresta, nos rios de difícil acesso mostra o respeito com a população. Era difícil, às vezes, impossível realizar uma atividade educacional diferente, pagar algo por aplicativo. Agora, é tempo de inovação e mudança. Que alegria”, pontuou.

Segundo o prefeito, a iniciativa faz parte dos investimentos em inovação tecnológica iniciados em 2021, com a criação da Diretoria de Tecnologia da Informação, responsável pelo monitoramento e instalação de internet na zona rural e na cidade. Desde então, 22 localidades passaram a ter acesso 24 horas à rede de internet. Agora, com a instalação da Starlink, a prefeitura elevou o patamar ao oferecer internet de alta velocidade aos ribeirinhos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários