02/05/2024

Praia de Copacabana recebe luminárias inteligentes com 5G e Wi-Fi

Iniciativa é um projeto da Juganu com o apoio da Qualcomm que realizou a substituição de luminárias tradicionais por iluminação inteligente.

Além do sinal móvel disponibilizado por meio das operadoras de telefonia celular, os visitantes e frequentadores do calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, também já contam com cobertura 5G e Wi-Fi público em iniciativa promovida pela Juganu. Com o apoio da Qualcomm, a empresa realizou substituição de luminárias por iluminação inteligente.

Além do sinal 5G, disponibilizado por meio de uma operadora de telefonia, as luminárias da Juganu também estão disponibilizando acesso experimental à internet para o público em geral via Wi-Fi 6 outdoor com a tecnologia Qualcomm Networking Pro Platform.

Os equipamentos são da Juganu, que substituiu quatro luminárias com componentes para ativar novos serviços digitais como 5G, Wi-Fi 6 para os passantes, e duas câmeras com inteligência artificial em cada um dos postes, para uma ampla cobertura de serviços digitais, qualidade de iluminação e redução do consumo de energia.

O destaque da iniciativa é que o projeto usa a infraestrutura já existente no calçadão da praia, e, com a instalação da luminária da Juganu, não há necessidade de adicionar novos cabos ou antenas de telecomunicações. Foram reutilizados os postes existentes do calçadão de Copacabana, sem adicionar novos cabos ou antenas de telecomunicações. Por isso, não houve interferência na paisagem urbana ou dano ao calçadão.

A solução da Juganu possui uma gNodeB do tipo “5G small cell” com tecnologia da Qualcomm FSM 100xx 5G RAN Platform e em breve disponibilizará também o 5G mmWave. Algumas operadoras já possuem o espectro 5G mmWave, e deverão utilizar esse espectro futuramente para aumentar a capacidade da sua rede 5G.

Para acessar a rede móvel de última geração é necessário ter um smartphone compatível com o 5G. Entretanto, com o Wi-Fi presente no calçadão, as pessoas podem se conectar à rede sem precisar ter um aparelho 5G.

Além de conectividade, as luminárias ainda fornecem segurança, pois podem monitorar as imagens em tempo real através de duas câmeras com inteligência artificial instaladas dentro de cada luminária. Em tais casos poderão, eventualmente, auxiliar, por exemplo, em situações de pedido de socorro, de incêndios em lixeiras, atropelamentos, para, inclusive, acionar os órgãos públicos competentes, se necessário.

Após o término do piloto, o objetivo é disponibilizar as luminárias inteligentes em toda a orla de Copacabana, melhorando de forma significativa a conectividade com a Internet e bem-estar com melhores serviços urbanos.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários