28/04/2024

Modo de direção do Google Maps pode deixar o Android

Recentes atualizações de desenvolvimento demonstram que em breve o recurso do Google Maps vai dar adeus ao sistema Android.

O Modo de Direção do Google Maps, que é amplamente utilizado como uma das principais funcionalidades desta ferramenta de navegação, está sujeito a ser removido da versão para dispositivos Android até o ano de 2024.

Google Maps

Essa decisão é sugerida pela identificação de algumas linhas de código específicas durante a análise do sistema Google, indicando a possível intenção da empresa em descontinuar essa característica em um futuro próximo. Essa medida potencialmente impactaria significativamente os usuários do Android que dependem desse recurso para navegação e orientação durante seus deslocamentos.

O Google pode estar buscando implementar alterações substanciais em sua aplicação de mapas, motivando essa decisão de remover o Modo de Direção e possivelmente introduzir novas funcionalidades ou ajustes na plataforma.

O recurso de Modo de Direção representa uma das funcionalidades mais empregadas dentro do aplicativo. Seja o usuário dirigindo sozinho ou acompanhado, essa característica se revela extremamente útil, proporcionando uma forma mais conveniente e segura de navegar, enquanto faz uso do áudio para auxiliar na condução.

No entanto, há indícios de que o Google esteja planejando alterações substanciais nesse recurso, e, se as informações disponíveis estiverem corretas, poderemos nos despedir do Modo de Direção no Google Maps em algum momento futuro.

Segundo relatos do 9to5Google, a detecção de duas linhas de código no aplicativo Google sugere que o Modo de Direção no Google Maps poderá ser removido em breve. A primeira linha faz referência a um recurso de “visualização”, não especificado, que não estará disponível a partir de fevereiro de 2024.

A segunda linha de código informa: “para ligar, enviar mensagens ou reproduzir mídia enquanto navega, toque no microfone para usar o Assistente”. Essas pistas levantam a possibilidade de mudanças significativas na funcionalidade de Modo de Direção, indicando que o Google pode estar planejando descontinuar ou modificar substancialmente esse recurso, possivelmente integrando novas capacidades ou ajustes na experiência do usuário.

Confira as linhas contidas no Google app mais recente (versão 14.52) logo abaixo:

  • <string name=”el_deprecation_pre_launch_tooltip_description”>This view is going away in February</string>
  • <string name=”el_deprecation_post_launch_tooltip_description”>To call, message, or play media while navigating, tap the mic to use Assistant.</string>

É evidente a intenção do Google de eliminar o Modo de Direção do Google Maps, conforme indicado pelas últimas atualizações. A justificativa por trás dessa decisão pode ser a percepção de que as interações por áudio durante a condução são mais benéficas. No entanto, em termos de funcionalidade, especialmente no que diz respeito à navegação eficaz, a manutenção desse recurso pode prejudicar a experiência geral do usuário, alinhando-se à visão estratégica do Google.

A ausência desse recurso pode criar desafios para muitos motoristas, uma vez que seriam obrigados a fixar o olhar na tela, especialmente ao navegar em áreas desconhecidas. Isso pode resultar em uma situação complicada para os usuários que dependem do Modo de Direção para orientação durante suas viagens.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários