27/04/2024

MCom convoca estados e municípios para adesão das ‘Escolas Conectadas’

Ministério das Comunicações faz chamamento para estados e municípios para se juntarem ao programa da pasta de conecta escolas.

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, criou uma equipe especial para alcançar a participação total de estados e municípios na Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec). O prazo para essa adesão foi estendido até 22 de dezembro, e agora o ministro está liderando uma campanha para obter o máximo possível de adesões e, consequentemente, escolas conectadas.

Educação

Juscelino enfatiza que a conectividade nas escolas é um esforço conjunto e destaca a importância de todos fazerem a sua parte. O Ministério das Comunicações (MCom) está comprometido em investir significativamente para garantir que essa política se estenda por todo o país, proporcionando não apenas internet, mas também um ensino de alta qualidade e aprendizagem eficaz.

“A conectividade nas escolas é um trabalho em conjunto e todos devem fazer a sua parte. O MCom vai investir pesado para que essa política alcance todo o país e garanta, além de internet, ensino e aprendizagem de alta qualidade”.

Os dados de monitoramento do Ministério da Educação (MEC) revelam que 3.362 municípios já aderiram à Estratégia, representando 60,36% do total. Na rede estadual, a adesão foi registrada em 17 estados, alcançando 62,96%. No entanto, o objetivo do Governo Federal é promover a inclusão digital e social em todas as regiões do Brasil, abrangendo todos os estados e municípios, e não apenas concentrando-se nos números já alcançados.

A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas é uma ação coordenada pelos ministérios das Comunicações e da Educação, que reúne diversas políticas públicas com o objetivo de levar internet para todas as escolas do país até 2026. Essa iniciativa visa aprimorar o uso de tecnologias digitais no ensino, proporcionando uma educação de melhor qualidade, garantindo um uso eficiente da internet e ampliando o acesso à informação, como destaca Juscelino.

Com a Enec, segundo o MCom, mais de 138 mil escolas serão conectadas através de fibra óptica ou via satélite, proporcionando uma velocidade de pelo menos 1 Mbps por aluno. Além disso, as escolas terão cobertura completa de rede Wi-Fi. Para aquelas escolas que não têm acesso à energia elétrica ou dependem de geradores fósseis, será proporcionada a conexão com a rede pública de energia ou por meio de geradores elétricos fotovoltaicos.

Essas medidas visam garantir que todas as escolas, independente de sua localização ou infraestrutura, possam se beneficiar da conectividade e dos recursos digitais para melhorar a qualidade da educação.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários