23/04/2024

Encontro de ministros reforça parceria entre Brasil e Japão

Encontro de representantes, segundo Ministério das Comunicações, foi uma agenda para melhorar relações internacionais entre Brasil e Japão.

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, teve uma reunião com o embaixador japonês, Teiji Hayashi, no dia 20 de dezembro na sede do ministério. Durante o encontro, discutiram questões importantes, como inclusão digital e conectividade, destacando a importância de fortalecer a relação entre os dois países na área de comunicações. O objetivo é alcançar benefícios mútuos e avançar juntos no cenário global.

Brasil Japão

Juscelino Filho mencionou a cooperação entre o Ministério das Comunicações (MCom) e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, propondo a criação de um Grupo de Trabalho para analisar a implementação de uma solução tecnológica apresentada no Brasil. O secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Wellisch, sugeriu que esse tema fosse incluído no Fórum Internacional ISDBT. Essas iniciativas visam fortalecer a colaboração e promover avanços na área de comunicações entre as nações.

O representante diplomático do Japão manifestou o interesse em aprofundar a colaboração, especialmente no que diz respeito à inclusão digital na região nordeste. Durante a discussão, o embaixador Teiji Hayashi destacou a iniciativa da NTT, a maior empresa de telecomunicações japonesa, que visa capacitar brasileiros em tecnologia. Ele ressaltou a escassez de aproximadamente 150 mil profissionais de tecnologia no Brasil.

A pauta da reunião também incluiu a possibilidade de assistência técnica japonesa nos testes da TV 3.0. Conforme estipulado pelo Decreto nº 11.484/2023, a definição da evolução tecnológica das TVs no Brasil está programada para ocorrer até dezembro de 2024.

Por fim, o embaixador Hayashi reafirmou o apoio do governo japonês à presidência brasileira do G20, anunciando a participação dos ministros responsáveis pela área digital na reunião ministerial em Maceió. Esse encontro não apenas fortaleceu os laços bilaterais, mas também impulsionou iniciativas colaborativas no campo das comunicações entre o Brasil e o Japão.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários