24/04/2024

Vivo Box: operadora prepara lançar serviço de banda larga fixa via 5G

Baseado no FWA 5G, o dispositivo deverá ser uma boa opção para áreas rurais, onde não há cabeamento de fibra óptica.

O serviço de banda larga fixa via 5G é uma nova aposta da Vivo para usar a nova tecnologia para ofertar para os consumidores mais uma opção de internet fixa para além da fibra óptica. A operadora planeja lançar a caixinha Vivo Box que receberá e propagará o sinal da última geração de internet e para os ambientes e dispositivos da casa por meio do Wi-Fi.

O dispositivo será a versão aprimorada do atual Vivo Box, uma vez que sua base será FWA 5G, sigla que indica acesso fixo sem fio. O produto, na prática, deverá ter o mesmo funcionamento daqueles dispositivos que usavam os chips 3G, permitindo que o usuário obtivesse acesso à internet em qualquer lugar que fosse.

O FWA 5G funciona de maneira semelhante, mas com roteadores mais potentes para propagar o sinal via Wi-Fi, assim como é necessário uma SIM Card para que seja possível acessar a rede de telefonia. A tecnologia não terá mesmo desempenho em locais em que há fibra óptica, mas será uma boa opção para áreas rurais.

Segundo o documento que a Vivo enviou para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Vivo Box 5G será capaz de acessar os três padrões da rede: 5G DSS, 5G NSA e 5G SA. Ou seja, em um cenário pessimista, a pior conexão que o usuário poderá encontrar com o dispositivo é a velocidade máxima de referência de 5 Mb/s para download e 5 Kb/s para upload no DSS.

Por enquanto, não há informações de quando o produto será disponibilizado para comercialização. Até então, a nova oferta de 5G residencial da Vivo está nos trâmites com a Anatel, que segundo o regulamento, poderá ser vendido em todos os 26 estados brasileiros e também no Distrito Federal. Entretanto, terá limitações, já que não contará com serviços de voz, SMS e roaming internacional.

Abaixo é possível ver mais detalhes do Vivo Box 5G:

5 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários