22/04/2024

Starlink vence licitação para oferecer internet gratuita no México

Empresa ofereceu os melhores preços de oferta pública de aquisição, diz Carlos Emiliano Calderon, coordenador da estratégia digital do país.

A Starlink, empresa de internet via satélite da SpaceX do bilionário Elon Musk, consegui vencer uma licitação no México para oferecer internet gratuita até o final de 2026, segundo uma autoridade do governo mexicano nesta quarta-feira (15). O contrato é avaliado em 1,56 bilhão de pesos (90 milhões de dólares).

A empresa venceu a licitação após oferecer os melhores preços de oferta pública de aquisição, disse Carlos Emiliano Calderon, coordenador da estratégia digital do México, em entrevista coletiva matinal regular do governo. Segundo Calderon, o país mexicano assinou contratos de internet gratuita com um total de nove empresas, nas quais se inclui então a Starlink.

Conforme o contrato, a empresa de satélites também deverá fornecer infraestrutura para a empresa estatal de energia do México até dezembro de 2026, de acordo com documentos vistos pela Reuters. É ainda indicado que o contrato para trabalhar com a Comission Federal de Electricidad (CFE) do país está avaliado entre 887,5 milhões de pesos e 1,8 bilhão de pesos mexicanos.

Atualmente, a Starlink possui uma constelação com mais de 5.000 satélites orbitando a Terra e fornecendo conectividade de internet em alta velocidade para clientes em mais de 60 países. Recentemente, a empresa fechou um contrato com a operadora de logística Maersk para levar conexão para os mais de 330 navios cargueiros.

Segundo Brent Porokosh, analista da empresa Euroconsult, a empresa de satélites pode representar 40% da receita da SpaceX até o fim do ano, na faixa de US$ 3 bilhões. O montante equivale a R$ 14,7 bilhões. Parte desse crescimento se deve ao fornecimento do serviço de internet para outras empresas. Atualmente, são 2 milhões de clientes.

O serviço de internet via satélite é uma das melhores opções para levar conectividade para áreas remotas e isoladas, uma vez que os meios de comunicação tradicionais, pelas torres de transmissão são mais difíceis de chegar. Entretanto, na contramão, é mais caro, devido ao elevado custo na operação. A OneWeb e HughesNet são alguns dos principais nomes desse tipo de internet.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários