05/12/2025

Starlink vence licitação para oferecer internet gratuita no México

Empresa ofereceu os melhores preços de oferta pública de aquisição, diz Carlos Emiliano Calderon, coordenador da estratégia digital do país.

Salvar post

A Starlink, empresa de internet via satélite da SpaceX do bilionário Elon Musk, consegui vencer uma licitação no México para oferecer internet gratuita até o final de 2026, segundo uma autoridade do governo mexicano nesta quarta-feira (15). O contrato é avaliado em 1,56 bilhão de pesos (90 milhões de dólares).

A empresa venceu a licitação após oferecer os melhores preços de oferta pública de aquisição, disse Carlos Emiliano Calderon, coordenador da estratégia digital do México, em entrevista coletiva matinal regular do governo. Segundo Calderon, o país mexicano assinou contratos de internet gratuita com um total de nove empresas, nas quais se inclui então a Starlink.

Conforme o contrato, a empresa de satélites também deverá fornecer infraestrutura para a empresa estatal de energia do México até dezembro de 2026, de acordo com documentos vistos pela Reuters. É ainda indicado que o contrato para trabalhar com a Comission Federal de Electricidad (CFE) do país está avaliado entre 887,5 milhões de pesos e 1,8 bilhão de pesos mexicanos.

Atualmente, a Starlink possui uma constelação com mais de 5.000 satélites orbitando a Terra e fornecendo conectividade de internet em alta velocidade para clientes em mais de 60 países. Recentemente, a empresa fechou um contrato com a operadora de logística Maersk para levar conexão para os mais de 330 navios cargueiros.

Segundo Brent Porokosh, analista da empresa Euroconsult, a empresa de satélites pode representar 40% da receita da SpaceX até o fim do ano, na faixa de US$ 3 bilhões. O montante equivale a R$ 14,7 bilhões. Parte desse crescimento se deve ao fornecimento do serviço de internet para outras empresas. Atualmente, são 2 milhões de clientes.

O serviço de internet via satélite é uma das melhores opções para levar conectividade para áreas remotas e isoladas, uma vez que os meios de comunicação tradicionais, pelas torres de transmissão são mais difíceis de chegar. Entretanto, na contramão, é mais caro, devido ao elevado custo na operação. A OneWeb e HughesNet são alguns dos principais nomes desse tipo de internet.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários