21/04/2024

Internet: comunidades indígenas do Vale do Javari recebem antenas da Starlink

Equipamentos foram instalados em aldeias do rio Curuçá: Fruta Pão, Nutewa, Bucuac e Bela Vista, no município de Atalaia do Norte.

Nesta semana, quatro comunidades indígenas do Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte (distante 1.136 quilômetros de Manaus) receberam antenas de internet via satélites da Starlink. Foram instaladas 4 antenas em aldeias do rio Curuçá: Fruta Pão, Nutewa, Bucuac e Bela Vista.

De acordo com a prefeitura do município, agora são 25 as aldeias com o equipamento tecnológico. A novidade foi marcada por diversos eventos significativos, incluindo uma reunião geral do Condisi, interações com membros da aldeia.

A convite do cacique Raul Dunun Mayuruna, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Vale do Javari (Condisi), o prefeito do município de Atalaia do Norte, Denis Paiva (União), acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Cleide Ana Brotas Paiva, do secretário de Saúde, James Guedes, da secretária de Educação, Professora Elizete Monteiro, e comitiva, participaram na aldeia Nova Esperança da etnia Mayuruna, de encontro do Condisi, que reuniu representantes das etnias do Vale do Javari.

Durante a reunião do Condisi, o prefeito Paiva enfatizou a importância da participação ativa dos povos indígenas nas decisões que afetam suas vidas. Ele citou, por exemplo, a necessidade de políticas públicas inclusivas e voltadas para a saúde e bem-estar dos Povos Originários.

Com isso, investir em tecnologia representa uma mudança significativa no acesso à internet para os habitantes da aldeia, abrindo portas para oportunidades educacionais, econômicas e de comunicação que antes eram limitadas.

Durante a visita, a comitiva também aproveitou para visitar escolas que estão sendo construídas na região pela gestão municipal. Essa iniciativa reflete o empenho da administração em garantir um futuro mais promissor para as próximas gerações, investindo na educação como base para o desenvolvimento sustentável da comunidade.

Vale do Javari

A Terra Indígena do Vale do Javari fica localizada nos municípios de Atalaia do Norte e Guajará, no oeste do estado do Amazonas, e é habitada por diferentes povos indígenas, como marubos, matsés, matis, kanamari e kulina.

A área foi demarcada em 2 de maio de 2001, por decreto do então presidente Fernando Henrique Cardoso. A região apresenta a maior densidade de povos indígenas isolados no mundo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários