27/04/2024

Flipper Zero passa ser uma ameaça para iPhones e iPads; entenda

Proibido no Brasil, o Flipper Zero pode ofercer grande perigo a diversos dispositivos incluindo os da Apple.

O Flipper Zero, um dispositivo multifuncional, tem ganhado destaque devido à sua capacidade de interferir, e até certo ponto, “hackear” iPhones e iPads. Essa informação foi divulgada pelo site TechRadar.

Hacker

Inicialmente desenvolvido com propósitos legítimos, o Flipper Zero levantou sérias preocupações relacionadas à segurança cibernética, o que resultou na proibição de seu uso no Brasil por parte das autoridades.

O Flipper Zero é uma ferramenta que atraiu atenção por sua versatilidade, mas também suscitou preocupações em relação ao potencial uso indevido. Sua habilidade de interferir em dispositivos Apple, como iPhones e iPads, levantou questões sobre a segurança desses aparelhos.

O Flipper Zero, descrito como uma “ferramenta multifuncional para entusiastas de tecnologia”, oferece uma ampla variedade de recursos, incluindo a capacidade de servir como um controle remoto e auxiliar em testes de segurança cibernética.

No entanto, seu impacto negativo ficou evidente quando o pesquisador de segurança Jeroen van der Ham, na Holanda, enfrentou sérios problemas com seu iPhone durante uma viagem de trem. Seu dispositivo ficou sobrecarregado com janelas pop-up e passou por reinicializações frequentes, o que o tornou praticamente inutilizável.

Van der Ham identificou que um passageiro estava usando o Flipper Zero, um dispositivo que emitia interferências de Bluetooth para iPhones próximos, prejudicando suas conexões e operações normais. Para resolver o problema, os usuários afetados tiveram que desativar o Bluetooth, o que era complicado devido às interrupções frequentes causadas pelo Flipper Zero. Dispositivos Android também foram impactados, mas tinham mais opções para desativar notificações.

Especialistas alertam que as capacidades do Flipper Zero estão se expandindo, afetando iPhones e iPads, levantando sérias preocupações sobre a segurança de dispositivos com radiofrequência.

No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) havia alertado sobre os riscos do dispositivo e o proibiu em território nacional. Em março, vídeos viralizaram no TikTok mostrando o uso do Flipper Zero para clonar crachás NFC e abrir garagens, retransmitindo o sinal de radiofrequência do controle remoto.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários