21/04/2024

Qualcomm anuncia demissões em meio a reestruturação estratégica

Fabricante de chips, a Qualcomm, toma medidas drásticas em resposta a desafios no mercado de tecnologia e dispositivos móveis.

A Qualcomm, fabricante de chips no setor de tecnologia, anunciou um significativo plano de demissões que afetará pelo menos 1.258 funcionários nos próximos meses como parte de seu processo de reestruturação.

Qualcomm

Essa informação inicialmente surgiu como um rumor na última semana, porém, foi posteriormente confirmada por um documento oficial emitido pelo California Employment Development Department. A maioria dos empregados que serão afetados por essas demissões trabalha nos escritórios localizados nas cidades de Santa Clara e San Diego, ambas situadas no estado norte-americano da Califórnia. Esses profissionais desempenham uma variedade de funções, que incluem engenheiros, advogados, e até mesmo membros da equipe de recursos humanos, abrangendo diversos departamentos da empresa.

De acordo com estimativas, a redução de pessoal representará uma diminuição de 2,5% na força de trabalho geral da Qualcomm. As demissões estão programadas para entrar em vigor em 13 de dezembro de 2023, e a empresa fornecerá as devidas compensações de rescisão aos funcionários afetados. Este movimento faz parte de uma estratégia de reorganização da Qualcomm para se adaptar às condições do mercado e garantir sua sustentabilidade a longo prazo.

A empresa está implementando um processo chamado layoff, que faz parte de sua estratégia de redução de custos. Isso envolve a diminuição da força de trabalho e outras mudanças operacionais. A empresa planeja concluir esse processo até a primeira metade do ano fiscal de 2024.

Essa decisão é motivada pelas incertezas persistentes no ambiente macroeconômico e na demanda de mercado. A empresa prevê a necessidade de tomar medidas adicionais de reestruturação para manter seus investimentos em áreas-chave de crescimento e oportunidades de diversificação. Durante o desenvolvimento desses planos, a empresa antecipa que a redução da força de trabalho será uma das medidas a serem implementadas, conforme indicado em seu comunicado sobre os resultados trimestrais mais recentes.

“Dada às incertezas contínuas no ambiente macroeconômico e de demanda, nós esperamos tomar ações adicionais de reestruturação para permitir investimentos contínuos em crescimento chave e oportunidades de diversificação. Na medida em que estamos no processo de desenvolver nossos planos, esperamos que essas ações envolvam especialmente redução na força de trabalho”, disse a empresa.

Em 2023, a empresa enfrenta desafios significativos no setor de dispositivos móveis, onde o mercado de smartphones encolheu consideravelmente em comparação com anos anteriores. Além disso, a possível entrada da Huawei no cenário pode ameaçar sua atual liderança.

Para enfrentar esses desafios, a empresa está focando em várias iniciativas. Uma delas é o desenvolvimento do chip Snapdragon 8 Gen 3, destinado a dispositivos móveis. Este chip de última geração é um dos pilares da estratégia da empresa para manter sua relevância no mercado de smartphones.

Além disso, a empresa está expandindo sua atuação para o mercado de computadores com a futura linha Snapdragon X. Essa expansão visa diversificar suas fontes de receita e aproveitar sua experiência em tecnologia móvel para conquistar novos mercados.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários